fbpx

Plano de Saúde Coletivo por Adesão: Saiba suas vantagens, desvantagens e como contratar

O Plano de Saúde Coletivo por Adesão já é uma das modalidades de plano mais contratadas no Brasil. Mas será que vale apena?  

Você sabia que os reajustes dos Planos Coletivos por Adesão são em média os mais elevados de todas as modalidades de planos de saúde?

Este tipo de plano, pode ser uma solução muito eficiente para pessoas físicas que não tem como firmar um contrato empresarial (através de um CNPJ). 

Saiba das vantagens e desvantagens desta modalidade de Plano de Saúde e como contratá-lo neste artigo!

O que é o Plano de Saúde Coletivo por Adesão

O Plano de Saúde Coletivo por Adesão é uma modalidade de plano de saúde coletivo, assim como o empresarial. Se no plano empresarial, o seu plano de saúde pode ser feito através da empresa contratante, o plano de saúde coletivo por adesão é feito mediante acordo com uma entidade, grupo ou sindicato. 

É um plano coletivo, mas a adesão é livre para os membros do determinado grupo.

O que são as Administradoras de Benefícios?

A Administradora de Benefícios é a empresa responsável por fazer parcerias com as entidades de classes. Visando unir pessoas para a contratação de um plano de saúde coletivo.

A Administradora de Benefícios também é responsável pela negociação de reajuste no aniversário do contrato.

A maior empresa dessa natureza do Brasil é a Qualicorp, que conta com grande respaldo em todo o território nacional, mas também existem outras, como a Assiste. 

O que é necessário para adesão ao plano? 

Na medida em que os planos por adesão foram crescendo, também aumentaram a quantidade de parcerias e contratos para criação de novos planos.

Sendo assim, existe um campo muito amplo de pessoas que podem adquirir um plano de saúde coletivo por adesão. 

Pode ser um médico, engenheiro, advogado, estudante, dentista, pessoa que trabalha com comércio, enfim, são muitas possibilidades.

Se você busca um Plano de Saúde para Criança, por exemplo, o fato dela estar em creche, pode torná-la elegível para um plano por adesão

Um fato é que os Planos de Saúde Coletivos por Adesão trouxeram ao mercado opções de qualidade para gente que não tinha. Operadoras como a Amil e Bradesco, por exemplo, apenas oferecem esta modalidade para pessoas físicas e não trabalham com individual.

Qual o preço no Plano de Saúde Coletivo por Adesão?

Os preços dos planos por adesão costumam ser menores do que dos planos individuais. Entretanto, as operadoras podem rescindir um contrato por adesão com maior facilidade do que um individual. Nesse caso, você, beneficiário, ficaria na mão.

Consulte aqui o valor do Plano de Saúde por adesão agora, clique aqui e fale conosco via WhatsApp!

Reajuste no Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Este talvez seja o ponto mais delicado do Plano de Saúde Coletivo por Adesão. Isso porque além de serem os reajustes mais altos de todos os tipos de convênios médicos, ainda possui uma variante que é a data de reajuste.

Ao aderir um plano desta natureza, você deve ter total ciência da data de reajuste. Para que você não entre em janeiro e em fevereiro tenha um reajuste de 20% no valor do plano, por exemplo.

Como funciona a coparticipação nos planos por adesão? 

Assim como nas outras modalidades, os contratos por adesão podem ter ou não Coparticipação. Lembrando que Coparticipação é uma taxa que é paga na utilização de determinados serviços cobertos pelo plano.

Serviços como exames simples e consultas podem ter Coparticipação. O Plano de Saúde com Coparticipação normalmente é mais barato, apesar da taxa.

Quais são as Carências?

Também não há nenhuma regra específica com relação às Carências nos planos por adesão. As carências são as básicas estabelecidas pela ANS, a menos que exista alguma condição especial entre a entidade e a operadora.

Você pode saber tudo sobre Carências lendo este artigo.

Individual x Coletivo por Adesão: Entenda a diferença 

Apesar de ambos os planos serem para pessoas físicas, existe uma diferença muito grande entre as duas modalidades.

O Individual é para toda e qualquer pessoa. Já nos Coletivos por Adesão, o plano de saúde está atrelado a uma entidade (como a OAB, por exemplo).

Em uma ocasião, o contrato é feito entre cliente e operadora e no outro, o contrato é feito entre entidade e operadora. 

Na cidade de Salvador, existem apenas duas possibilidades de se fazer um Plano de Saúde Individual: Promédica e Hapvida.

Entre estes, o produto individual ofertado pela Promédica foi lançado em 2019 e teve grande sucesso. Isso porque é um plano de saúde barato e que consegue ter um ótimo custo-benefício.

Quais os melhores Planos de Saúde Coletivos por Adesão?

Atualmente, os melhores planos de Saúde coletivos por adesão do mercado são:

Se você quiser saber quais são os Melhores Planos de Saúde da Bahia, clique aqui!

Conheça a Anubis Corretora de Seguros

A Anubis é uma Corretora de Seguros que atua no mercado de Salvador, Bahia. Acumulamos mais de 20 anos de experiência para nos tornarmos referência em Planos de Saúde.

Caso você tenha alguma dúvida ou interesse em um Plano de Saúde Coletivo por Adesão, fale com um especialista no assunto!

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Plano de Saúde

Faça uma Cotação de Plano de Saúde