O sorriso ideal é um sonho para muitas pessoas, alcançar esse objetivo muita das vezes, só é possível através de um aparelho ortodôntico.
Se você recebeu o diagnóstico de um especialista ou suspeita que precisará utilizar um aparelho bucal, esse artigo foi feito para você!
Descubra qual o tipo de aparelho pode ser o ideal para você.
Para que serve o aparelho ortodôntico?
O aparelho ortodôntico é utilizado para o alinhamento dos dentes. Esse alinhamento é promovido por meio de força, dessa forma os dentes são movidos até o local desejado.
O tratamento com aparelho ortodôntico é indicado para pessoas que possuem imperfeições como: dentes tortos, problemas na gengiva, oclusão dentária entre outras.
O tratamento feito com aparelho, geralmente não é rápido. Isso acontece porque acontece não é um processo simples, para “desentortar” os dentes, acontece uma mudança na parte ossea do paciente.
Quais os tipos de aparelho ortodôntico eu posso usar?
Existem 5 principais tipos de aparelhos ortodônticos, são eles.
-
Aparelho Fixo (convencional)
Esse aparelho bucal serve para o alinhamento dos dentes de forma mecânica. O aparelho fixo metálico é formado por pequenas peças metálicas chamadas de Bráquetes. A sua fixação é feita por meio de anéis que são preso nos dentes utilizando “borrachinhas”.
O aparelho ortodôntico fixo é um dos mais comuns e possui um preço mais acessível em comparação aos outros tipos de aparelhos bucais.
Embora esse seja um produto eficaz para tratamentos de alinhamento e correção dos dentes, muitas pessoas optam por outros tipos de aparelho. Isso ocorre devido a dificuldade de limpeza e sua higienização ser que deve constante.
A limpeza deste tipo de aparelho deve ser feita diariamente com a escovação e o uso do fio dental.
Sua manutenção é feita mensalmente, indo ao dentista e como ponto negativo deste aparelho está a estética comprometida da boca devido a sua estrutura ser bastante visível.
-
Aparelho fixo metálico autoligado
Este possui a estrutura muito semelhante ao fixo convencional. A diferença é que sua remoção pode ser feita facilmente da boca por meio de uma trava que desencaixa totalmente o aparelho.
Esse tipo de aparelho não precisa de borrachas e elásticos para ser fixado nos dentes e com isso, a sua manutenção pode ser feita mais rapidamente.
Como ponto negativo se destaca o acúmulo de sujeira devido a seu sistema abre-fecha.
-
Aparelho fixo estético
Esse tipo de aparelho é discreto e tem por objetivo promover conforto e estética para o paciente.
O tipo de aparelho estético mais utilizado para o tratamento de alinhamento dos dentes é o de safira. Porque ele não muda de cor quando entra em contato com substâncias de coloração como o café por exemplo.
Mas de uma maneira geral, até os aparelhos estéticos, vão se amarelando no decorrer do tratamento.
Em relação aos aparelhos fixos e o auto ligado o estético tem um preço mais elevado. Por outro lado, seu uso é mais discreto.
-
Aparelho fixo Lingual
A estética é algo que sempre incomoda as pessoas que utilizam aparelho ortodôntico. Assim, o aparelho fixo lingual é uma tendência que tem crescido bastante nos últimos anos.
Por se tratar de um aparelho que é colocado na parte de trás dos dentes, o fixo lingual é muito discreto e fica apenas em contato com a língua.
Os resultados obtidos por este aparelho é similar aos dos demais, sendo sua diferença no valor e na sua aparência.
-
Alinhadores estéticos
Esses são aparelhos móveis e praticamente invisíveis que conseguem promover para o paciente a correção e alinhamento dos dentes da mesma maneira que o fixo.
Os alinhadores estéticos podem ser utilizados até mesmo por quem ainda possui dentes de leite. Isso acontece devido a sua característica de ser removível, além de promover uma correção dentária mais rápida em relação aos outros aparelhos.
Seu valor também é superior aos outros tipos de aparelhos ortodôntico.
Sua manutenção é feita a cada duas semanas indo a um profissional dentista.
Como saber qual o melhor aparelho ortodôntico para mim?
A melhor maneira de saber qual o tipo de aparelho é ideal para você, é em uma avaliação com o dentista especializado.
O diagnóstico deste profissional é de suma importância para que você possa seguir com o tratamento via aparelho bucal.
Um aparelho bucal é caro?
Normalmente o aparelho ortodôntico tem um preço razoável. Porém, é preciso se atentar para sua manutenção, que a depender da frequência e do tipo de aparelho, pode gerar um custo maior para o paciente.
Uma boa dica é que você contrate um plano odontológico, com cobertura para aparelho. Desta forma, você poderá realizar consultas e procedimentos em um consultório credenciado.
Assim, você conseguirá a instalação e manutenção de um aparelho por um baixo custo.
Espero que este artigo tenha sido útil pra você.
Busca um Plano Odontológico? Conheça a Anubis Corretora
Cuidar da saúde bucal também faz parte importante da nossa preocupação com a qualidade de vida. Evitar dores e incômodos é fundamental para aproveitarmos nosso dia a dia.
Por isso, conte com os melhores planos odontológicos do Brasil para proteger você e a sua Família.
Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.