Abrangência Geográfica nos Planos de Saúde

Abrangência Geográfica nos Planos de Saúde

A abrangência geográfica nos planos de saúde é o que segmenta as áreas de atendimento dos serviços médico-hospitalares ofertados. 

É natural que ao adquirir um plano, pensar que vai ter acesso aos melhores hospitais, em todos os locais e tudo vai ser perfeito, mas calma, na prática não é bem assim!

Assim como outros diversos serviços, o plano de saúde é particular e as operadoras precisam ter um equilíbrio entre receitas e custos.

Desta forma, a maior parte dos custos de uma operadora está relacionada ao uso do plano pelos seus clientes. As operadoras se relacionam com sua rede de atendimento, levando aos seus beneficiários a possibilidade de atendimento em cada local.

A partir disso, começam a existir conflitos, quais são as regras de criação de rede e área de atendimento? Existem planos de saúde que atendem no Brasil todo e outras não, por que isso acontece?

Continue lendo o artigo, que vamos explicar tudo isso para que você esteja ciente de todas as informações relacionadas ao assunto.

 

O que é uma área de abrangência?

Área de abrangência é uma área que delimita onde pode acontecer determinadas atividades. 

Por exemplo: a área de abrangência de uma franquia determina o local onde ela pode atuar.

Já nos Planos de Saúde, a área de abrangência é o que determina todos os locais onde o cliente tem acesso a serviços médico-hospitalares.

 

Quais são as abrangências geográficas nos planos de saúde?

Pensando em regular o setor, criar leis e padrões, para que ninguém possa ser prejudicado, a Agência Nacional de Saúde determinou quais são as abrangências geográficas dos planos de saúde. 

Confira abaixo, todas as modalidades de abrangência dos Planos de Saúde:

  • Nacional: Cobertura de atendimento em todo o país
  • Grupo de Estados: O plano oferece cobertura para um grupo de Estados aos quais, possui rede credenciada.
  • Estadual: Plano com abrangência apenas no Estado de contratação do produto.
  • Grupo de Municípios: O produto deverá cobrir atendimentos em apenas alguns municípios de um determinado Estado.
  • Municipal: É  um Plano de Saúde que tem abrangência de atendimento apenas para a cidade em questão.

Resumindo: se você tem um plano de saúde com abrangência estadual, você apenas terá atendimento para o Estado em questão. A operadora não tem nenhuma obrigação de te oferecer atendimento fora da área de cobertura.

As operadoras de menor porte tendem a ter uma área de abrangência menor, mais perto da “Municipal” e a medida que vai crescendo, vai abraçando uma abrangência geográfica maior.

Entenda que para uma empresa menor, é difícil gerir uma rede credenciada de alcance nacional por exemplo. Pode tornar o plano extremamente caro, acabando com a estratégia de precificação das operadoras que oferecem planos baratos.

Muito Importante: saiba que as operadoras têm obrigação de oferecer as coberturas obrigatórias na área de abrangência determinada. 

Se a rede credenciada da operadora não tiver a possibilidade de atender o cliente em determinado procedimento, a operadora tem que bancar o procedimento em outro local.

Não importa as características do plano, seja ele com coparticipação ou sem, se enfermaria ou apartamento.

 

Porque existem as áreas de abrangência geográfica nos planos?

As abrangências geográficas nos Planos de Saúde existem para dar segurança, tanto para as operadoras, quanto para os consumidores. Afinal, combinado não sai caro, não é mesmo?

O consumidor passa a saber a abrangência do produto que está adquirindo. Quem está vendendo também fica ciente das suas obrigações a cumprir. 

Caso algo saia diferente do previsto, cabe à parte que se sentir prejudicada, procurar a justiça.

 

Também ressalto que na hora de escolher o plano de saúde ideal para você é necessário olhar o conjunto para definir o melhor custo-benefício. A abrangência é apenas um dos pontos.

A Anubis Corretora de Seguros é especialista em Planos de Saúde e está pronta para te dar suporte em qualquer ocasião.

Se você ainda tiver alguma dúvida, fale com um especialista!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese