Alinhamento e balanceamento: tudo que você precisa saber ao contratar o serviço

Alinhamento e balanceamento: tudo que você precisa saber ao contratar o serviço

Quase todo mundo que tem carro já ouviu falar de alinhamento e balanceamento, mas pouca gente sabe o que é e qual a importância na manutenção do veículo.

Apesar de andarem juntos, os serviços de alinhamento e balanceamento são diferentes e necessários para uma boa manutenção do veículo. Dessa forma aumentando na vida útil dos pneus e até mesmo reduzindo o consumo gasolina, deixando o carro mais econômico.

Nesse artigo, vamos entender o que é alinhamento, balanceamento e cambagem; em que frequência o serviço deve ser realizado; e qual a média de preço para realização do alinhamento e balanceamento, além dos riscos de não fazer.

Continua a leitura para saber tudo sobre o assunto. Vamos lá!

O que é Alinhamento?

Alinhamento é a simetria das rodas com relação ao carro. Todos os pneus devem estar na mesma direção e ângulo que o volante.

Vamos usar um exemplo prático de um sinal padrão de desalinhamento: quando você está dirigindo, com o volante reto e o carro está se deslocando para o lado, é um sinal de que o seu carro está com problema de alinhamento.

Toda vez que você cai em um buraco, bate no meio fio, qualquer impacto “anormal” vai desalinhando os pneus.

Fazendo o alinhamento você tem os seguintes benefícios:

  • Maior vida útil dos pneus. Isso ocorre devido ao desgaste dos pneus acontecerem de maneira regular quando se faz o serviço de alinhamento.
  • Economia no uso de combustível, pois o carro terá um melhor rendimento dos pneus.
  • Segurança para quem está no carro, já que o volante não vai puxar para os lados.
  • Detectar algum problema na inclinação dos pneus.

O que é Balanceamento?

O balanceamento é realizado para equilibrar o peso que as rodas carregam do carro. Desta forma, pode ser colocado peso de chumbo nas rodas do veículo que estão carregando menos peso para gerar o equilíbrio necessário.

Um dos benefícios do balanceamento é também um aumento na vida útil dos pneus por conta de um desgaste menor.

O que é Cambagem?

Em termos técnicos, a cambagem é a inclinação das rodas medida no eixo imaginário vertical, podendo ela ser negativa (as partes do pneu que tocam o chão estão inclinadas para dentro, com o carro visto de frente) ou positiva (para fora).

A isso se dá o nome de ângulo de câmber, parâmetro importante para o comportamento dinâmico do carro, que está diretamente ligado à estabilidade em curva.

Qual a frequência em que o serviço de alinhamento deve ser realizado?

É importante que o serviço de alinhamento e balanceamento seja realizado a cada 5 ou 10 mil quilômetros, geralmente feito junto com a manutenção do resto do carro.

Na dúvida você também pode consultar o manual do proprietário, mas todos os fabricantes ressaltam: a execução de um serviço não implica na realização do outro.

Caso você tenha realizado uma troca recente de pneus ou feito um rodízio, o serviço de alinhamento e balanceamento pode cair bem.

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar! Assim, fazendo alinhamento e balanceamento nos tempos certos, você irá evitar e antecipar problemas.

Às vezes, você acha que vai perder dinheiro fazendo o serviço e sente dor por isso. Mas não sabe que está evitando um prejuízo futuro que poderia ser muito maior!

Em que frequência se deve ajustar a cambagem?

Os ângulos de inclinação podem ser alterados pelo desgaste normal, empeno ou até pela quebra de peças, como balanças, buchas e ponteiras do eixo.

Isso pode ser conferido na oficina durante a verificação do alinhamento, por exemplo.

Em geral, são examinados também nas revisões programadas das montadoras. A cambagem é uma das regulagens possíveis do alinhamento.

Em alguns carros há a regulagem da cambagem, em outros a cambagem fora do especificado pode sinalizar outros problemas, como bandeja amassada, amortecedor comprometido, braços de controle e outros componentes da suspensão.

Quando danificado a peça basta desempenar ou consertar para atingir a cambagem certa?

Não é o recomendado. Muitas lojas oferecem esses serviços, mas os especialistas advertem que a geometria do ângulo de câmber até pode ser medida pelos equipamentos das oficinas. Porém, não há elementos que obedeçam rigorosamente os parâmetros corretos do fabricante.

Por essa razão, deve–se trocar as peças que apresentam problemas.

Por aproveitar o desconhecimento dos proprietários, alguns podem sugerir desempenar à força a peça e forçar indevidamente o desempenho com ferramentas.

Isso muda as propriedades mecânicas dos materiais, podendo voltar a ter a alteração no ângulo de câmber mais rapidamente.

Ou, pior: fragilizar alguma peça e ela se quebrar, o que implicará em segurança.

Nos modelos bem antigos, os carros tinham regulagem de cáster, câmber e alinhamento.

Os dois primeiros eram feitos com calços de várias espessuras. Hoje há carros com eixo de suspensão fixa, ou seja, só corrige-se o alinhamento.

Em certos casos também, há que se alinhar as rodas traseiras.

A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu que é prejudicial ao desempenho e segurança do carro.

Qual a média de preço do alinhamento e balanceamento?

preço a ser cobrado pelos serviços de alinhamento e balanceamento vão variar muito de acordo com o local de realização do serviço e também com o modelo do carro.

Quanto maior e mais robusto for o veículo, o serviço tende a ser mais caro, de uma maneira geral, carros mais caros tendem a ter o serviço mais caro também.

Oficinas mecânicas, tendem a cobrar mais barato do que concessionárias, mas as concessionárias geralmente oferecem garantias e também possuem maior credibilidade.

Se você tiver algum mecânico ou oficina de confiança, pode valer a pena, mas sugiro não deixar seu carro em qualquer lugar. Muitas vezes o barato sai caro.

O preço médio do serviço segundo artigo da Sua Oficina Online varia de:

  • Fiat Palio – R$80,00 até
  • Hyundai IX35 – R$220,00

 

alinhamento

Alinhamento: quais os riscos de não fazer?

O investimento em um conjunto de pneus de boa qualidade para o veículo, a depender do porte do carro, pode ser bem elevado. Inclusive, é possível identificar pneus com defeitos de fábrica no alinhamento e balanceamento, bem como garantir a sua vida útil como já mencionado.

O desgaste excessivo dos pneus em uma determinada parte acarretaria na sua troca precoce, assim como os componentes da suspensão, que também podem sofrer desgaste prematuro se o automóvel estiver desalinhado.

Um alinhamento e balanceamento incorreto no seu veículo o deixará mal posicionado, tornando o seu manuseio e o controle do volante mais trabalhosos. Isso é prejudicial principalmente em situações adversas, como dias de chuva ou óleo na pista, em que o carro tende a sair um pouco do controle.

Sendo assim, se esses serviços não são feitos da maneira correta, há perigo para o motorista e os passageiros.

Quando você faz o serviço de alinhamento, é obrigatório fazer o balanceamento e a cambagem?

Não obrigatoriamente.

O que se recomenda é que na execução de um serviço verifique-se os parâmetros do outro. A avaliação vai variar de acordo com as condições do carro, sendo verificado caso a caso.

Ou seja, pode ser que o carro precise passar por balanceamento para correção de algum desgaste do pneu e não tenha a necessidade de alinhamento.

Problemas na cambagem podem ser detectados no alinhamento, mas não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço de balanceamento ou alinhamento.

Como já mencionado, uma vez detectado problemas na cambagem, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.

O ideal é ficar atento à reputação e qualidade da loja, além de solicitar orçamento e conferir os equipamentos – inclusive questionar quando eles foram calibrados. Pois, assim como os manômetros de pressão de pneus dos postos de combustível, essas máquinas também precisam de manutenção e calibração regulares.

É importante depois de feito um ou mais serviços, checar se o volante parou de trepidar ou puxar para os lados.

Agora comente aqui e nos conte se tem alguma experiência (boa ou ruim) sobre os serviços de alinhamento e balanceamento realizados no seu carro e que queira compartilhar conosco! Participe!

O carro é um patrimônio e deve protegido e cuidado, como nossas casas. O seu carro tem Seguro? Caso não possua ou deseje renovar o seu, clique aqui e receba uma cotação com o melhor custo-benefício possível para você!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese