Caxumba, como essa doença ainda pode ser perigosa para nossa saúde

Caxumba, como essa doença ainda pode ser perigosa para nossa saúde

A Caxumba é uma doença infecto viral que afeta as glândulas e tecido nervoso do corpo causando inflamações e fortes dores. 

 

Embora nos últimos anos pouco se ouviu falar dessa doença bem como a redução de casos de infecção no Brasil, é muito importante falar desse assunto, principalmente em tempos de epidemias e surtos virais como coronavírus. Não podemos ignorar as outras doenças.

 

Saiba mais sobre a Caxumba, sua prevenção e tratamento neste artigo. 

 

Como é feita a transmissão da Caxumba? 

A caxumba é um vírus da família do Paramyxovirus e sua transmissão acontece por meio da propagação de gotículas de saliva de um Hospedeiro infectado pelo ar.

Além disso, o vírus pode ser transmitido também de forma indireta por meio do contato com objetos infectados, nestes casos a transmissão é mais incomum.  

 

Vale lembrar que essa doença é muito comum nas crianças e adolescentes que são a classe mais exposta e vulnerável. Porém, adultos podem contrair essa doença em qualquer fase da vida e apresentar quadros mais graves da doença em alguns casos. 

 

O vírus leva em média 12 a 25 dias para seu período de incubação estar completo e começar a apresentar sintomas, já o período de transmissão da doença pode acontecer a partir do 6 dia. 

 

Quais os sintomas? 

Os sintomas da Caxumba podem ser: 

 

  • Febre alta;
  • Cefaleia;
  • Fadiga;
  • Dor de garganta;
  • Mastite, inflamação mamária;
  • Orquite, inflamação nos testículos;
  • Aumento das glândulas salivares.

 

Não é comum que um caso de Caxumba atinja o estado crítico ou leve a óbito, mas, é importante se atentar ao surgimento desses sintomas. 

 

Como tratar a Caxumba? 

Após diagnosticada, a doença poderá ser tratada de forma natural por se tratar de uma inflamação. 

Utilizar antibióticos e analgésicos segundo prescrições médicas podem aliviar a dor e desconforto causados pela Caxumba. 

É importante que o paciente beba bastante líquido e se alimente bem de alimentos que não possuem ácido para que a recuperação ocorra mais depressa bem como permanecer em repouso. 

 

A maior parte dos casos de Caxumba tratados adequadamente foram curados, o tratamento é a parte mais importante desse processo, 

 

Qual a melhor forma de prevenção contra Caxumba? 

A primeira defesa contra Caxumba é a vacina tríplice viral que é aplicada ainda na infância. 

Essa vacina protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba e é oferecida pelo Serviço Público de Saúde

Para aqueles que não receberam essa proteção na infância é possível recebê-la na fase, basta ir ao posto de saúde mais próximo de você e apresentar o seu cartão de vacina.  

A exceção nessa forma de prevenção é feita para gestantes e outros grupos de risco, por isso se informe antes de tomar qualquer decisão. 

Planos de Saúde para cuidar melhor da sua Saúde? Anubis Corretora

Você já imaginou ser pego de surpresa por uma doença como Sarampo?

Imagine o quanto seria importante ser tratado da maneira correta e receber o melhor atendimento médico para que você não sofra tanto com os sintomas.

 

Na Anubis Corretora, você conta com as melhores opções de planos de saúde, bem como os locais para realizar exames e tomar suas vacinas.

 

A  Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúdeodontológicosSeguro AutoSeguros de vidaPrevidência Privada e muito mais.

 

Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.

 

Aguardamos o seu contato!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese