É cada vez mais comum vermos nas ruas do nosso país as “novas placas” ou Placas do Mercosul e isso tem causado um certo desconforto e muitas dúvidas em nós brasileiros. Mas fique tranquilo(a), pois vamos explicar tudo!
Você tem dúvidas sobre o serviço da nova placa? Não sabe quanto custa e se é obrigatório ou não a mudança?
Diante desse cenário de insegurança com relação à nova placa, neste artigo vamos abordar os seguintes assuntos:
- Por que a placa está mudando?
- Mudança na sequência da placa
- Como saber a cidade da placa
- Como ficarão as placas de carros oficiais
- A troca será obrigatória?
- Preço: vamos pagar caro pela placa do mercosul?
Por que a placa está mudando?
A partir dos avanços das parcerias do bloco econômico do Mercosul, a mudança pretende padronizar as placas dos veículos em todos os países latinoamericanos que fazem parte do grupo. Desta forma, a identificação será facilitada e, com isso, aumentará a segurança entre os países, em situações frequentes como carros brasileiros roubados, levados para o Paraguai.
A ideia é ter um banco de dados unificado dos veículos de todos os países do Mercosul. Isso vai facilitar a segurança, principalmente, nas regiões de fronteiras entre os países.
A medida de unificação das placas já foi adotada por países da União Europeia e é positiva para a segurança e melhora a parceria entre os países do bloco.
Mudança na sequência das placas
Mesmo com a mudança, as placas continuam tendo 3 letras e 4 números. O que muda nesse ponto é a sequência, que pode ser aleatória ou seguir um padrão que o país escolher.
A Argentina, por exemplo, optou pelo seguinte modelo: 2 letras + 3 números + 2 letras (exemplos: LL NNN LL > JO 123 AO).
No Brasil a sequência das placas será feita da seguinte forma:
Para Carros
Deixa de ser o padrão: 3 letras + 4 números e passa a ser 3 letras + 1 número + 1 letra + 2 números (exemplo: LLL NL NN).
Em São Paulo o último número deverá se manter sempre por causa do rodízio de veículos.
PLACA VELHA: ABC 1234
PLACA NOVA: ABC 1D 23
Para Motos
Também deixa de ter o pedrão: 3 letras + 4 números e passa a ser 3 letras + 2 números + 1 letra + 1 número (exemplo: LLL NN LN)
PLACA VELHA: ABC 1234
PLACA NOVA: ABC 12 D3
Como saber a sequência da minha placa no novo modelo?
Esse é um ponto que é bem simples. A placa vai continuar quase com a mesma sequência, o que muda é uma substituição: sai o segundo número da esquerda para a direita e entra uma letra. A letra que irá substituir será pelo número correspondente no alfabeto, sendo A=0, B=1 até a letra J=9
Veja esse exemplo:
Placa atual: PJM-1404
Placa nova: PJM-1E04
Tamanho da placa
O tamanho da placa vai continuar o mesmo no Brasil e você não deve se preocupar com isso, o tamanho é: 40cm de largura x 13cm de altura.
Como saber a cidade da placa?
Uma das diferenças mais notáveis para nós brasileiros é que deixa de aparecer a cidade da placa e passa a aparecer somente o país: Brasil. Diante desse fator, como será possível identificar a cidade da placa?
As novas placas terão o uso da tecnologia para identificar informações do veículo. Através de um QR Code no canto da placa, poderá ser visto informações do veículo como Cidade e Estado do veículo.
Como ficarão as placas de carros oficiais?
Atualmente, estamos acostumados a ver nas ruas, carros com placas com diferenças nas cores de fundo. Com as Placas do Mercosul, será mais difícil a visualização desses carros especiais, porque a mudança será nas cores das letras, o que é menos notável do que a cor de fundo. Mas essa não é uma mudança tão relevante nas nossas vidas.
A troca será obrigatória?
A princípio não. O Detran acredita que dá pra realizar uma mudança lenta e gradual e a troca de placas é obrigatória apenas nas seguintes situações:
- Transferência de proprietário do veículo
- Veículos que mudam de município
- Carros 0km (carros novos)
Mas vale ressaltar que esses pontos estão em constante mudança e pode ser que o novo governo crie uma lei que faça com que a mudança seja obrigatória ou pode mudar de acordo com o Estado que você está. Por isso, vale a pena consultar o Detran do seu Estado e verificar a situação.
Preço: vamos pagar caro pela Placa do Mercosul?
O preço da placa varia de acordo com o Detran de cada Estado. O Rio de Janeiro assumiu o valor de R$219,35, mesmo preço das placas anteriores, segundo reportagem do jornal Estadão. Já no interior da Bahia, cidadãos já pagaram cerca de R$300,00 pela mesma placa. Esse é o ponto que mais tende a chamar a atenção dos motoristas, e para o qual devemos nos atentar antes de fazer a alteração.
Devemos continuar de olho nas mudanças, pode ser que o preço aumente ou que a legislação de obrigatoriedade da placa seja alterada.