Plano de Saúde Coletivo por Adesão – tudo sobre

Plano de Saúde Coletivo por Adesão – tudo sobre

O Plano de Saúde Coletivo por Adesão já é um tipo de plano de saúde muito conhecido no Brasil, mas será que as pessoas sabem o mínimo necessário sobre o assunto?

 

Você, por exemplo, sabia que os reajustes dos Planos Coletivos por Adesão são em média os mais elevados de todas as modalidades de planos de saúde?

Este tipo de plano, pode ser uma solução muito eficiente para pessoas físicas que não tem como firmar um contrato empresarial (através de um CNPJ) com uma operadora e buscam ter um plano mais sofisticado.

Isso acontece porque algumas operadoras de Saúde, como a Amil, não vendem nenhum produto individual. Mas ofertam planos por adesão.

Mas será que é simples assim ter este plano? você sabe por que muitas operadoras não trabalham com essa modalidade?

 

Fique tranquilo, aqui neste artigo, você saberá tudo sobre o assunto!

 

O que é o Plano de Saúde Coletivo por Adesão

O Plano de Saúde Coletivo por Adesão é uma modalidade de plano de saúde coletivo, assim como o empresarial. Se no plano empresarial, o seu plano de saúde pode ser feito através da empresa contratante, o plano de saúde coletivo por adesão é feito mediante acordo com uma entidade, grupo ou sindicato. 

É um plano coletivo, mas a adesão é livre para os membros do determinado grupo.

 

Administradoras de Benefícios

A Administradora de Benefícios é a empresa responsável por fazer parcerias com as entidades de classes. Visando unir pessoas para a contratação de um plano de saúde coletivo.

A Administradora de Benefícios também é responsável pela negociação de reajuste no aniversário do contrato.

A maior empresa dessa natureza do Brasil é a Qualicorp, que conta com grande respaldo em todo o território nacional, mas também existem outras, como a Assiste. 

 

Elegibilidade para adesão ao plano

Na medida em que os planos por adesão foram crescendo, também aumentaram a quantidade de parcerias e contratos para criação de novos planos.

Sendo assim, existe um campo muito amplo de pessoas que podem adquirir um plano de saúde coletivo por adesão. 

Pode ser um médico, engenheiro, advogado, estudante, dentista, pessoa que trabalha com comércio, enfim, são muitas possibilidades.

Se você busca um Plano de Saúde para Criança, por exemplo, o fato dela estar em creche, pode torná-la elegível para um plano por adesão

Um fato é que os Planos de Saúde Coletivos por Adesão trouxeram ao mercado opções de qualidade para gente que não tinha. Operadoras como a Amil e Bradesco, por exemplo, apenas oferecem esta modalidade para pessoas físicas e não trabalham com individual.

Preço no Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Os preços dos planos por adesão costumam ser menores do que dos planos individuais. Entretanto, as operadoras podem rescindir um contrato por adesão com maior facilidade do que um individual. Nesse caso, você, beneficiário, ficaria na mão.

Confira neste artigo Valores de Planos de Saúde!

 

Reajuste no Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Este talvez seja o ponto mais delicado do Plano de Saúde Coletivo por Adesão. Isso porque além de serem os reajustes mais altos de todos os tipos de convênios médicos, ainda possui uma variante que é a data de reajuste.

Ao aderir um plano desta natureza, você deve ter total ciência da data de reajuste. Para que você não entre em janeiro e em fevereiro tenha um reajuste de 20% no valor do plano, por exemplo.

Coparticipação

Assim como nas outras modalidades, os contratos por adesão podem ter ou não Coparticipação. Lembrando que Coparticipação é uma taxa que é paga na utilização de determinados serviços cobertos pelo plano.

Serviços como exames simples e consultas podem ter Coparticipação. O Plano de Saúde com Coparticipação normalmente é mais barato, apesar da taxa.

 

Carências

Também não há nenhuma regra específica com relação às Carências nos planos por adesão. As carências são as básicas estabelecidas pela ANS, a menos que exista alguma condição especial entre a entidade e a operadora.

 

Você pode saber tudo sobre Carências lendo este artigo.

Individual x Coletivo por Adesão

Apesar de ambos os planos serem para pessoas físicas, existe uma diferença muito grande entre as duas modalidades.

O Individual é para toda e qualquer pessoa. Já nos Coletivos por Adesão, o plano de saúde está atrelado a uma entidade (como a OAB, por exemplo).

Em uma ocasião, o contrato é feito entre cliente e operadora e no outro, o contrato é feito entre entidade e operadora. 

Na cidade de Salvador, existem apenas duas possibilidades de se fazer um Plano de Saúde Individual: Promédica e Hapvida.

Entre estes, o produto individual ofertado pela Promédica foi lançado em 2019 e teve grande sucesso. Isso porque é um plano de saúde barato e que consegue ter um ótimo custo-benefício.

Melhores Planos de Saúde Coletivos por Adesão

É possível encontrar no mercado uma boa quantidade de opções de planos de saúde por adesão. Mas é importante ter um norte para buscar os melhores.

Aqui neste artigo, vamos citar apenas três, que são referência em todo o Brasil.

São estes:

 

 

 

Se você quiser saber quais são os 7 Melhores Planos de Saúde da Bahia, clique aqui!

 

Conheça a Anubis Corretora de Seguros

A Anubis é uma Corretora de Seguros que atua no mercado de Salvador, Bahia. Acumulamos mais de 15 anos de experiência para nos tornarmos referência em Planos de Saúde.

Caso você tenha alguma dúvida ou interesse em um Plano de Saúde Coletivo por Adesão, preencha o formulário e fale com um especialista no assunto!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese