Unimed: conheça a maior cooperativa de saúde do mundo

Unimed: conheça a maior cooperativa de saúde do mundo

A Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, ou Unimed, é a maior operadora de planos de saúde no Brasil. 

Antes de nos aprofundarmos na Unimed em si, é necessário entender que uma cooperativa é uma associação, um grupo de pessoas ou empresas com similaridades que busca obter vantagens comuns. 

Para isso, a união é muito importante porque as forças são “somadas”.

A partir disso, surge a Unimed em novembro de 1975, um grupo nacional de cooperativas médicas. Cada uma com autonomia própria e sendo gerida pelos seus membros, mas uma ajudando a outra.

Unimed em alguns números

A Unimed possui o maior sistema de cooperativas médicas do mundo. Segue abaixo alguns dados para que se possa ter ideia do que se trata:

 

  • 345 Cooperativas
  • 115 mil médicos cooperados
  • 18 milhões de beneficiários
  • 2506 hospitais credenciados
  • 119 hospitais próprios

 

Dados retirados da página institucional do site da Unimed

O que é a Central Nacional Unimed?

A Central Nacional Unimed, muito conhecida pela sua sigla (CNU), é a operadora nacional da Unimed. 

Ou seja, existem as cooperativas que oferecem atendimentos e serviços médico-hospitalares locais, como a Unimed-BH, por exemplo, e existe a CNU, que oferece o plano de saúde Unimed com atendimento em todo o Brasil.

Um ponto importante e que deve ser destacado é o fato da Central Nacional Unimed apenas trabalhar com Plano de Saúde Empresarial. Excluindo os planos individuais e por adesão.

Tipos de Planos de Saúde oferecidos pela Unimed

Esse é um ponto que não é exato, visto que cada Unimed tem sua própria autonomia para definir quais tipos de planos de saúde serão comercializados.

Plano de Saúde Individual

As Unimeds podem comercializar o plano de saúde individual, mas isso não é obrigatório, ou seja: a Unimed da Bahia pode optar por não vender o plano individual, enquanto que a Unimed de São Paulo vende.

Apenas vale ressaltar que a Central Nacional Unimed não trabalha com planos individuais.

Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Assim como o plano de saúde individual, os planos coletivos por adesão podem ser trabalhados ou não. Essa é uma escolha local da cooperativa. Uma Unimed pode comercializar planos por adesão e outras não.

Plano de Saúde Empresarial

Essa é a unanimidade. Todas as Unimeds comercializam planos empresariais, desde cada operadora local, até a Central Nacional Unimed, que apenas comercializa este tipo de plano.

Qual o valor de um Convênio Médico da Unimed?

O valor de um plano de saúde da Unimed, varia muito também. Novamente por conta de serem cooperativas autônomas. Logo, o plano de saúde oferecido pela cooperativa em Belo Horizonte deve ter um preço diferente da Unimed de Santa Catarina, assim como em outros locais.

O valor pode variar com a faixa etária, tamanho do contrato (valor menor para empresas grandes). A abrangência geográfica também influencia na formatação do preço.

Também vale ressaltar a influencia da sinistralidade média da região escolhida.

Características do Plano de Saúde da Unimed

As características do plano de saúde da operadora são comuns entre as Unimeds de todos os locais e também com relação a outras operadoras. Confira abaixo uma série de característica:

Abrangência Geográfica

Também por conta da autonomia das Unimeds,a abrangência geográfica dos planos de saúde comercializados podem ser:

  • Locais: quando o beneficiário pode ser atendido pelo plano apenas no local contratado. Como por exemplo: na cidade de Lorena.
  • Regional: também existem os produtos desta operadora que são regionais e atendem em grupos de municípios.
  • Nacional: no produto com abrangência nacional, é realizado uma espécie de intercâmbio entre as Unimeds, onde os credenciados de uma determinada região atendem beneficiários de outras regiões também. Além disso, existe a Central Nacional Unimed, que comercializa planos empresariais para todo o território nacional.

Com relação à abrangência geográfica, vale ressaltar que quanto maior a área de atendimento, o preço tende a ser maior também!

Rede Credenciada

A maior parte da rede credenciada da Unimed são médicos que fazem parte da cooperativa. É comum a existência de hospitais próprios fazendo parte da rede da operadora. Entretanto, quando não há essa disponibilidade, hospitais independentes passam a fazer parte da rede.

O mesmo vale para consultórios e clínicas.

Acomodação nos hospitais da Unimed

Todas as Unimeds oferecem acomodação em Enfermaria e Apartamento.

A Enfermaria leva ao cliente uma menor privacidade por conta do quarto ser coletivo, entretanto é uma opção mais barata. Já no apartamento é exatamente o contrário: maior privacidade e maior preço.

Carências do plano de saúde Unimed

As carências tendem a ser as mesmas em todas as Unimeds já que são regidas pela ANS. Pode haver uma promoção dentro de uma estratégia comercial que possibilite um plano com carências menores. 

Ou você pode tentar realizar portabilidade caso já tenha um plano e queira reaproveitar as carências.

Coparticipação

A Coparticipação é um tema muito debatido por toda a sociedade brasileira e muita gente reclama de ter que pagar uma taxa no uso de determinados serviços.

No entanto, os planos de saúde ficam realmente mais baratos com a Coparticipação e muitas vezes vale a pena aderir. 

As Cooperativas geralmente oferecem a possibilidade de contratação de planos com ou sem Coparticipação.

Reajuste

O reajuste é algo que varia muito mais com relação ao tipo de plano do que com a operadora. Os planos individuais tem reajuste estabelecido pela ANS (7,35%) em 2019.

Enquanto que as pequenas e médias empresas tem reajuste padrão por operadora e as grandes empresas tem reajuste com base na sinistralidade.

 

Problema da Unimed

O maior problema da organização é o fato de haver uma heterogeneidade muito grande. Isso acontece por conta da singularidade presente em cada Unimed.

Pode existir uma disparidade muito grande na qualidade do atendimento e rede credenciada. Por exemplo, algumas Unimeds estão entre as melhores operadoras de planos de saúde do Brasil. Enquanto que outras fecharam por conta de um mau atendimento e serviço prestado.

Toda essa autonomia acaba enfraquecendo a Unimed. Não existe um padrão de atendimento e preços. 

Isso gera margem para que outras operadoras possam crescer no mercado brasileiro, como a Amil, por exemplo.

 

Vale a pena ter um Plano de Saúde da Unimed?

Depende, como abordamos aqui, a operadora é muito diferente em cada região. Em alguns locais indicaremos 1000% você ter um plano de saúde Unimed, em outros lugares talvez não.

O que eu garanto que vale a pena é conversar com um especialista que te ajude a encontrar o melhor caminho!

 

Outros Seguros oferecidos pela Unimed

A cooperativa é um grupo tão forte que a partir dessas coperativas surgiu a necessidade de uma Seguradora. 

Que inicialmente tinha como objetivo atender a demandas dos médicos, como de Seguro de Vida e Diária por Incapacidade Temporária (DIT), por exemplo. 

No entanto, a Seguros Unimed acabou abrindo suas vendas para todo o mercado e hoje em dia é uma seguradora bem conhecida no Brasil.

 

Conheça a Anubis Corretora 

Anubis é uma empresa que atua a mais de 16 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, auto e seguros de vida. 

 

Proteja sua família, fale com um de nossos especialistas e faça uma cotação.

 

Aguardamos o seu contato!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese