Como manter a saúde mental em dia na quarentena

Como manter a saúde mental em dia na quarentena

Em meio a uma crise pandêmica, o isolamento social em formato de quarentena trouxe consequências à saúde mental de muitas pessoas que, antes seguia uma rotina frenética e de repente foram forçadas a interromper esse ritmo e ficar em casa. 

 

Dessa forma, ganhamos mais tempo, mas em muitos casos não sabemos o que fazer com isso. Além disso, o fato de estarmos em confinamento, com uma série de medidas restritivas, tem impactado a nossa saúde mental. 

 

Pensando nisso, neste artigo você vai encontrar algumas dicas de como manter a saúde mental neste período de quarentena enquanto respeita o isolamento social e contribui para o combate ao Covid19

 

Como manter a saúde mental na quarentena? 

Primeiramente, é importante deixar claro que somos seres humanos e essa condição nos torna frágeis e vulneráveis.

 A mente humana precisa de estímulos e se manter saudável constantemente para que possamos utilizar ao máximo sua capacidade, principalmente nessa condição de limitação em que nos encontramos. 

Quando isso não ocorre, temos ócio, preguiça e muitas das vezes uma grande indis disposição até para aquelas atividades mais simples como, se levantar da cama e ir até a cozinha para se alimentar ou lavar a louça por exemplo. 

 

Sendo assim, se este artigo não conter informações o suficiente para você, ou caso você se encontre em um estado o qual você sente a necessidade de pedir ajuda, é importante que busque um apoio de um especialista. 

 

Se adaptando ao isolamento social e cuidando da saúde mental

Além dos impactos econômicos e sociais ocasionados pela quarentena, o ato de ficar em casa também pode trazer danos a mente. 

O principal ponto é manter a consciência de que esse é um estado momentâneo e que toda essa crise terá fim. 

historicamente, muitos lugares passaram por este tipo de situação, sim, esta não é a primeira vez. O ponto principal, é saber que tudo isso vai passar, e o que pode ser feito enquanto não passa. 

Manter o otimismo e passar esse sentimento para as pessoas mais próximas a você é crucial para manter um estado de tranquilidade em casa. 

 

Ritmo, organização e produtividade

 

Elabore um cronograma de atividades que você possa executar durante os dias de isolamento, esse cronograma pode ser diário ou semanal. 

Para ficar mais interessante, você pode realizar esse programa em etapas, onde é possível se intensificar as atividades com o passar do tempo. 

 

Pessoas que possuem uma rotina mais pontual e rigorosa pode utilizar esse programa para reduzir os danos do isolamento a longo prazo, fazendo o máximo esforço para que a mente não caia no ócio, ou reduzir ao menor dano o fato de não poder sair de casa para trabalhar por exemplo. 

 

Evite consumir notícias o dia inteiro 

Você já ouviu a palavra “detox”?  

Essa palavra que em muitos casos é utilizada para se referir a limpeza e desintoxicação do corpo pode ser aplicada também para sua mente. 

 

Ao consumir uma grande quantidade de notícias o dia inteiro, e principalmente sobre o novo Coronavírus, a sua mente ficará sobrecarregada dessas informações, fazendo com que isso te traga uma sensação de medo e insegurança que não é saudável, principalmente durante o isolamento. 

É importante entender que esse será o assunto da vez em todas as mídias e que é inevitável não consumir esse tipo de notícia e de fato é importante se informar. 

Mas para que isso aconteça de uma forma menos danosa a nossas emoções você pode adotar um posicionamento diferente. 

Estabeleça apenas um momento do dia para se informar, para se atualizar sobre as notícias do Covid19 e demais assuntos, escolha uma fonte confiável para ter acesso a dados, e novidades sobre o tema. Dosar o volume de informações que você tem durante a quarentena pode reduzir a sensação de medo e vai te livrar de cair nas Fake Nwes. 

 

Fique Zen 

Passar tanto tempo dentro de nossas casas pode ser uma situação de desconforto para muitos de nós, sobretudo para nosso corpo e mente. 

Por isso, a meditação pode te ajudar nesse sentido. Ao separar um tempo só seu, onde você pode entrar em conexão com seu interior, poder realizar exercícios de respiração e praticar ioga por exemplo, 

 

Esse momento de meditação pode ser feito em qualquer período do seu dia, o ideal é que você escolha um lugar tranquilo e silencioso para realizar essa atividade. 

Permanecer “Zen”, vai melhorar seus níveis de ansiedade, estresse, ajuda a dormir melhor além de promover um melhor equilíbrio emocional. 

 

Fazer exercícios com frequência também melhora a saúde mental

Realizar atividades físicas em casa nunca foi tão importante quanto nesse momento, para aqueles que acreditam que esse esforço só traz benefícios para o corpo, saiba que essa prática também promove uma melhor saúde mental. 

 

A boa notícia é que, graças ao isolamento social existem muitos conteúdos sendo produzidos a respeito  deste assunto, dicas, vídeos, programas de treinos, consultas online e apps, tudo para que você possa realizar essa atividade no conforto de sua casa. 

 

Para começar basta apenas querer, determinar uma hora e o tempo de duração dessa atividade. Para e manter motivado, é interessante chamar mais pessoas para participar, aquelas que estão confinadas junto com você ou via internet. 

 

Dica para quem está em Home office! 

Muitas pessoas foram pegas de surpresa durante a pandemia, sendo forçadas a ter que realizar suas atividades remuneradas em casa. 

Se habituar a essa nova rotina pode ser mais difícil do que parece, afinal, muitas coisas podem roubar nossa atenção e a distração é inimiga da produtividade. 

 

Sendo assim, aqui vão algumas dicas do que pode ser feito para que você possa ser produtivo no seu home office e manter a saúde mental em dia: 

 

Dica 1

Antes de iniciar sua jornada de trabalho, comece realizando um alongamento de no mínimo 5 minutos. Isso ajuda a tirar a tensão e ajuda a dar disposição.

Dica 2

O celular pode ser uma grande distração, e como não ser?  afinal estamos em isolamento social e esse é um dos meios de se ter notícias do mundo exterior. Sendo assim, estipule um tempo entre suas atividades para dar uma pausa de assim poder olhar o telefone, tomar um café e retorne ao fim deste prazo. é importante manter o rigor com esse tempo para que possamos ser mais produtivos. 

 

Dica 3

Nem sempre as pessoas que convivem com você compreendem que este é o seu momento de trabalhar, nesses casos o ideal é uma conversa amigável e estabelecer regras para quando você estiver nesse momento. 

A regra dos fones de ouvido é uma boa sugestão para quem sente esse tipo de dificuldade. 

A regra funciona assim, enquanto você estiver com os dois fones, significa que você está ocupado e não pode parar, quando estiver com um só, está disposto a escutar e responder porém a prioridade ainda é a sua tarefa, quando estiver sem fones isso significa disponibilidade total para ouví-los. 

 

Fácil né?

 

Fique em casa, mantenha saúde mental, incentive e compartilhe! 

Ainda não se sabe até quando essa situação pode se estender, mas, neste momento o que sabemos é que a quarentena é a única forma de evitar que o Coronavírus se propague. 

Sendo assim, torne o isolamento social uma situação mais agradável e saudável, seguindo essas dicas e compartilhando os seus resultados para o máximo de pessoas possível. 

 

Até a próxima, fique em casa! 

Conheça a Anubis Corretora! 

A  Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúdeodontológicosSeguro AutoSeguros de vidaPrevidência Privada e muito mais.

 

Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.

 

Aguardamos o seu contato!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese