Quais as diferenças entre Urgência e Emergência? O que é Urgência e o que é Emergência? Ambos tem suas similaridades, mas por se tratar de saúde, é importante saber como diferenciar!
Antes de entrar nos conceitos e abordar as diferenças, é importante saber que ambos os termos são confundidos porque possuem uma similaridade muito grande:
Tanto Urgência quanto Emergência refletem uma necessidade de atendimento médico imediato.
O que é Urgência?
Uma Urgência é uma ocasião em que o atendimento médico em curto prazo é necessário, mas não há um risco de morte.
Entretanto, essa necessidade de atendimento rápido existe porque caso a situação não seja tratada, pode surgir um problema mais grave.
Casos de Urgência
Confira abaixo alguns casos deste evento em hospitais:
- Fraturas (a depender da gravidade, porque se causar risco de morte, é considerado Emergência)
- Febres (a depender da intensidade e do período)
- Dores de cabeça (desde que não sejam derrames)
O que é Emergência?
Uma Emergência é uma ocasião em que é necessário o atendimento médico imediato e existe um risco de morte.
Consequentemente, os pacientes em estado de Emergência devem ser os primeiros a serem atendidos em um hospital, justamente por conta desse risco iminente de morte.
Casos de Emergência
Confira abaixo alguns casos deste evento em hospitais:
- Hemorragias
- Paradas Cardíacas
- Paradas Respiratórias
- Infartos
- Derrames
- Acidentes que possam causar lesões graves
De uma maneira geral, os casos de emergência são os casos mais graves.
Qual a diferença entre Urgência e Emergência?
Embora, tanto em casos de Urgência, quanto nos casos de emergência, o paciente necessite de atendimento médico. Casos de Emergência são mais graves, sendo assim, em uma situação de urgência, é necessário um atendimento médico de curto prazo e em casos de emergência, é necessário atendimento médico imediato.
Tentando resumir de maneira bem simples e direta, podemos chegar na seguinte definição:
Urgência pode esperar um pouco e Emergência não pode esperar nem um pouco.
Algumas regras estão presentes em um documento do Conselho Federal de Medicina. Mais precisamente na RESOLUÇÃO CFM nº 1451/95.
Em ambos os casos, é indicado procurar um pronto-socorro, na medida que a situação for de menor gravidade, pode-se buscar um atendimento em ambulatório.
Protocolo de Manchester
O Protocolo de Manchester é uma espécie de sistema de avaliação de risco, que classifica os pacientes em cores, assim que chegam no hospital, para facilitar o atendimento médico.
Ou seja, quando um paciente chega a um hospital, ele passa por uma triagem e recebe uma cor referente ao risco que a sua saúde passa. Esta triagem possui o nome de Protocolo de Manchester, porque foi criada na cidade com esse nome, na Inglaterra.
Urgência e Emergência nos Planos de Saúde
Ambos os casos são cobertos pelos planos de saúde, que possuem atendimento hospitalar (exclui-se planos apenas ambulatoriais). No entanto, você deve saber alguns pontos relacionados ao tema:
Carências em casos de Urgência e Emergência
As carências são de apenas 24 horas para estes casos. Mas é importante ressaltar que isso só vale para acidentes pessoais, como quedas, acidentes de carro e outros.
São carências pequenas porque se entende que o beneficiário não comprou um plano de saúde para usar o serviço de atendimento para Urgência e Emergência de forma imediata.
Coparticipação em casos de Urgência e Emergência
Sobre Urgência e Emergência, existe a incidência de Coparticipação e que pode ser até mais caro. Isso porque consultas de urgência e emergência podem ter valores mais elevados.
Para quaisquer outras dúvidas relacionadas a Planos de Saúde, consulte a Anubis Corretora de Seguros, que é especialista no assunto.
Se você acha que o seu Plano de Saúde está caro, não hesite e faça um diagnostico gratuito!