O Departamento Pessoal é o setor responsável pelo quadro de colaboradores de uma empresa e por assegurar as melhores condições de trabalho para os funcionários. Sua função é mostrar para o profissional que a organização em que ele executa suas tarefas é um local estruturado e organizado.
É o Departamento Pessoal que cuida dos assuntos referentes aos colaboradores, tais como contratação, salário, férias, licenças, transporte, desligamento, entre outros. Para que uma empresa funcione corretamente e possa destacar-se no mercado, é imprescindível que tenha um bom setor pessoal – que, muitas vezes, acaba sendo confundido com Recursos Humanos. No entanto, os dois possuem funções bastante diferentes dentro da administração de uma empresa.
Qual a função do Departamento Pessoal na contratação de benefícios ao colaborador nas empresas?
Como citamos acima, é papel do Departamento Pessoal cuidar de uma série de tarefas burocráticas ligadas à mão de obra do negócio, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários.
É um setor fundamental para a empresa, pois é o principal responsável para que as leis trabalhistas sejam seguidas, evitando possíveis conflitos desnecessários.
Independente do tamanho da organização, há sempre um grande número de documentos para cada profissional que precisam ser monitorados. Quem faz esse monitoramento é o Departamento Pessoal e por isso, é extremamente necessário que a empresa conte com um setor especializado e que apresente boas estratégias de gestão para se obter os melhores resultados.
É preciso garantir que o profissional tenha os seus direitos e benefícios assegurados e esta é uma responsabilidade deste setor. Sempre que há algum problema com um colaborador, quanto à salário, recebimento do vale alimentação, o Departamento Pessoal é responsável por resolver.
Dicas de Gestão de Benefícios para RH
Uma das funções específicas do setor de RH, conforme citado anteriormente, é a gestão de benefícios, dentre eles planos de saúde, planos odontológicos e seguro de vida. E são muitos os desafios que essa tarefa envolve, afinal, estamos falando de questões ligadas à vida e a saúde dos colaboradores.
Pensando nisso, separamos a seguir um um trecho da entrevista entre Gelásio Souza, diretor da Anubis Seguros, com a especialista em RH, Cidmara Silva, passando dicas de gestão de benefícios exclusivas para o RH. Assista a seguir.
Como o Departamento Pessoal pode ser mais estratégico?
Processos mais inteligentes
Isto significa realizar os processos de maneira rápida, sem perder a qualidade. Além disso, as tarefas realizadas pelo Departamento Pessoal não devem estar isoladas dos processos de outras áreas: o ideal é que estejam alinhadas com as metas da empresa, contribuindo com os resultados.
Para conseguir isso, é possível fazer uso da tecnologia, automatizando, por exemplo, tarefas repetitivas, que envolvam cálculos manuais. Isso agiliza o trabalho e também torna as informações menos passíveis de falhas humanas. Um software de gestão de pessoas é um a boa opção.
Ainda que a tecnologia seja importante, é bom destacar que processos inteligentes no Departamento Pessoal ultrapassam a utilização de softwares ou aparelhos. Para ter agilidade, é preciso diminuir burocracias, adequar-se às mudanças no mercado em que a empresa atua, diminuir custos e terceirizar atividades.
Departamento pessoal: Otimização dos processos seletivos
Em algumas empresas, recrutamentos e processos seletivos podem ficar por conta do Departamento Pessoal e torná-los mais eficazes é uma ótima estratégia. É possível, por exemplo, lançar mão de sistemas que facilitam a identificação dos currículos que interessam a partir de palavras-chave.
Outra dica é realizar as primeiras etapas do processo seletivo online, o que é mais confortável e produtivo para o candidato e para a empresa.
Um ponto importante do Departamento Pessoal são atividades logo após a contratação, o setor deve estar atento para realizar uma rápida regularização do novo colaborador, para que este esteja apto para o trabalho o mais cedo possível.
Departamento pessoal: Indicadores de performance
O Departamento Pessoal deve estar seguro de que toda a parte burocrática que envolve empresa e colaborador deve estar acontecendo de maneira plena e correta. Para isso, é importante estar embasado em indicadores de faltas, pagamentos aos colaboradores em dia. Ter todas as informações do setor metrificadas para uma melhor gestão.
Departamento Pessoal x Recursos Humanos: quais as diferenças?
O recrutamento e a seleção de profissionais estão entre as principais tarefas que fazem parte da rotina do setor Recursos Humanos – embora, em algumas empresas, o Departamento Pessoal também fique com essas atribuições.
Departamento Pessoal
é responsável por realizar todos os trâmites referentes ao processo de contratação e pagamento de salários, responsável pela parte mais burocrática da empresa.
Recursos Humanos
lida com o desenvolvimento de pessoas e adoção de medidas que favoreçam uma melhor relação entre todas as áreas da empresa.
A empresa ganha e cresce quando estas duas áreas estão devidamente integradas e bem estruturadas. Isso porque é o Departamento Pessoal e o RH que garantem benefícios como:
- Funcionários trabalhando com maior tranquilidade, pois sabem que suas necessidades, especialmente no que diz respeito às compensações financeiras, estão recebendo todo o cuidado necessário;
- Questões corporativas esclarecidas para toda a equipe;
- Possibilidade de conseguir medir e dar um feedback a respeito da produtividade, motivação e satisfação dos funcionários;
- Possíveis problemas e insatisfações podem ser facilmente identificados;
- Resolução de problemas de forma ágil.
Importante Saber sobre o departamento pessoal
Também é possível afirmar que um bom Departamento Pessoal diminui a possibilidade de que a empresa adquira algum passivo trabalhista relacionado a algum processo judicial na justiça do trabalho.
Uma dica valiosa!
Uma boa dica para usar na hora de confundir estes dois setores é a seguinte: empresas menores têm o costume de terceirizar estes dois departamentos. Enquanto o Departamento pessoal é feito por um escritório de Contabilidade, o de RH fica a cargo de uma Agência de Empregos.
Mas vale ressaltar que as funções do Recursos de Humanos vão além de apenas contratar pessoas, mas cuidar do clima organizacional, ajudar na saúde mental dos colaboradores, dentre outras atividades.
Outro exemplo bem ilustrativo é o de que, junto com os gestores, o Recurso Humanos verifica os funcionários que estão com baixa performance e com comportamento incompatível com a cultura organizacional. Baseados nessas informações, é tomada a decisão, com a possibilidade de um feedback para corrigir qualquer não conformidade com relação aos colaboradores e uma possível demissão em casos mais graves.
É aí que o Departamento Pessoal entra, tomando os cuidados necessários para que a rescisão do contrato de trabalho seja feita da melhor forma possível.
Entendeu bem a diferença? Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas!
Você sabe o que é RH? Sabe a importância de um RH Estratégico? Para ter acesso a esses e outros conteúdos sobre o tema!