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Demissão: como encerrar um vínculo sem dor para as partes

A hora de fazer uma demissão é um momento muito peculiar na vida profissional de um gestor. É uma decisão difícil de se tomar, que afeta diretamente a vida de outra pessoa. Por isso é importante ter muita cautela na hora de demitir alguém!

Muito se fala em retenção de talentos, que devemos tentar resgatar e transformar nossos colaboradores e tudo isso é verdade! Mas existem momentos em que o melhor caminho pode ser mesmo o encerramento do vínculo empregatício, momentos em que a relação não está saudável para ambos os lados.

Por isso, é muito importante que você tenha certeza dessa decisão e de preferência que você, gestor ou gestora, esteja previamente alinhado com o colaborador que sofrerá a ação, para que não seja uma surpresa tão grande, causando desconforto para a empresa e para o colaborador. A partir desse ponto, pode-se perceber a importância de uma sequência de feedbacks, até pra entender se realmente o melhor caminho é a demissão.

Nesse artigo, vamos abordar causas para demissões, situações que podem ser revertidas, como se preparar para a reunião demissional, pontos a serem tratados na reunião e o pós demissão, momento em que a equipe fica sabendo da demissão.

Quando saber se a demissão é a melhor decisão?

Para se ter certeza da demissão de um colaborador, é necessário pensar no todo, desde os impactos pessoais de causa e consequência, até o âmbito profissional. Uma boa pergunta a se fazer é: o que está acontecendo para a necessidade de demissão?

Separamos os tópicos a seguir, para que você possa pensar no lado profissional e também no lado pessoal da causa.

Demissão: Profissional

Antes de qualquer coisa, é importante que o gestor saiba a importância do colaborador em questão para o negócio. A partir disso, faça os seguintes questionamentos:

  • Quais os impactos da falta desse indivíduo na sua empresa?
  • Será rápido para treinar outro colaborador para executar as devidas funções?
  • Qual o valor de mercado para a contratação de outro colaborador?
  • É necessária a contratação de outro colaborador para suprir aquela função ou os colegas poderão absorver as tarefas que antes eram executadas pelo funcionário que será demitido?
  • Qual a importância desse colaborador dentro do clima organizacional?

Demissão: Pessoal

Uma certeza é que nós, seres humanos, somos influenciados por uma série de fatores, internos e externos, que podem afetar diretamente o nosso desempenho no trabalho. Por esse motivo, é importante entender por qual momento o colaborador que poderá ser demitido está passando.

Então, antes da demissão, faça os seguintes questionamentos:

  • Será que o seu colaborador está passando por algum momento pessoal difícil e isso está afetando a sua produtividade no trabalho?
  • Você tem dado feedbacks constantes a respeito da sua satisfação ou insatisfação do desempenho deste funcionário?
  • Será que existem “panelas” ou grupos de trabalho que estão boicotando as atividades desse funcionário?
  • Esse funcionário está exercendo as mesmas atividades por muito tempo? Existe a possibilidade de reaproveitamento do colaborador por outra área?
  • As condições de trabalho estão adequadas? Temperatura, cadeira, tempo de descanso etc.

A partir das respostas identificadas, você poderá ter uma noção melhor da relação custo-benefício do colaborador e definir se a demissão é um caminho que vale a pena, ou você pode criar um caminho para a reintegração ou reaproveitamento do colaborador.

Pode oferecer cursos e treinamentos para que esse funcionário melhore nos pontos que você deseja. É importante salientar que em diversas ocasiões a demissão vai ser sim o melhor caminho, mas você como gestor tem que ter certeza disso.

Motivos para demissão

Feita a análise dos tópicos citados anteriormente, e verificados os pontos pessoais e profissionais que envolvem uma demissão, sendo ela realmente necessária, os motivos podem ser os seguintes:

1. Baixa produtividade é um dos motivos mais comuns para demissão

Quando um colaborador estiver com a produtividade aquém do esperado, por um longo período e sem motivo para isso, pode ser um motivo para demissão.

É importante estar apoiado em indicadores estratégicos que comprovem a baixa produtividade.

2. Desequilíbrio no clima organizacional podem causar demissão

Se o funcionário estiver impactando negativamente em todo o clima organizacional, é necessário averiguar o que está acontecendo e também a necessidade ou não de demissão. Já que, desequilibrando o clima da empresa, o colaborador prejudica a produtividade do grupo inteiro.

3. Insatisfação do colaborador / Comportamento

Caso um colaborador esteja totalmente insatisfeito com o trabalho que está realizando, desacreditado do porquê está realizando aquilo e fazendo as suas funções só pelo dinheiro, é sinal de que tem algo errado.

Nesse caso, cabe ao gestor avaliar as motivações para isso, se será possível fazer algo para mudar ou melhorar esse cenário ou se a demissão é o melhor caminho.

4. Incompatibilidade entre cultura da empresa e cultura do colaborador causam demissão

Um ponto chave nas organizações da atualidade é o alinhamento de cultura. Talvez esse seja o ponto mais importante aqui.

A cultura do seu negócio é aquilo que você vive e transmite, aquilo que você entrega para os seus clientes, o clima dentro da empresa, a forma como você fala com os seus clientes e colaboradores.

Se tem algum colaborador que não vive isso dentro do seu negócio, talvez ele não esteja na empresa certa e isso pode causar problemas tanto para a empresa quanto para o colaborador.

O momento crítico da demissão

Agora que você já sabe como ter mais certeza e pode estar mais seguro na tomada de decisão, vamos mostrar o passo a passo de como ocorre o processo demissional.

Se porventura, você tiver dúvidas da importância e papel do RH dentro de uma empresa, sugerimos que leia antes o artigo: RH Estratégico: Com pessoas encontramos os melhores caminhos?

Assim que a decisão de demitir estiver tomada, existem algumas boas práticas para que esse processo ocorra de maneira mais tranquila:

  • Faça com que a demissão NÃO seja uma surpresa para o colaborador, feedbacks devem ser dados ao longo do tempo, para que não seja uma decisão repentina e sem chance de recuperação.
  • Enquanto gestor, esteja tranquilo e calmo. Passe segurança para o colaborador e o deixe ciente de que a decisão que está sendo tomada tem as melhores intenções para a empresa e para o colaborador.
  • Procure um ambiente tranquilo e reservado. Sem interferência, para que a demissão aconteça com fluidez.
  • É bom ir direto ao ponto, mas com muito respeito sempre. Esse não é mais o momento de críticas ou de “lavar roupa suja”. Trate esse momento com a delicadeza que merece.
  • Esteja pronto para objeções que podem ser trazidas pelo colaborador que será demitido. Mas evite discussões prolongadas e não deixe que fiquem questões mal resolvidas entre as partes.

Informar aos outros colaboradores

Ao mexer no time, é importante que você seja honesto com todos os colaboradores que ainda ficarão.  Isso vai passar segurança de que não serão os próximos e evitará fofocas por parte de alguns membros da equipe.

Aprendizado

A demissão é uma via de mão dupla: tanto a empresa quanto o demitido devem ter pontos a melhorar. Verifique os processos e quais foram as suas falhas e as falhas da corporação para não repetir isso com outros colaboradores.

O processo de aprendizagem é contínuo e momentos delicados trazem boas oportunidades de mudança.

Esperamos ter te ajudado e que você possa passar pelo processo de demitir alguém de maneira mais tranquila nas próximas vezes.

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