A hora de fazer uma demissão é um momento muito peculiar na vida profissional de um gestor. É uma decisão difícil de se tomar, que afeta diretamente a vida de outra pessoa. Por isso é importante ter muita cautela na hora de demitir alguém!
Muito se fala em retenção de talentos, que devemos tentar resgatar e transformar nossos colaboradores e tudo isso é verdade! Mas existem momentos em que o melhor caminho pode ser mesmo o encerramento do vínculo empregatício, momentos em que a relação não está saudável para ambos os lados.
Por isso, é muito importante que você tenha certeza dessa decisão e de preferência que você, gestor ou gestora, esteja previamente alinhado com o colaborador que sofrerá a ação, para que não seja uma surpresa tão grande, causando desconforto para a empresa e para o colaborador. A partir desse ponto, pode-se perceber a importância de uma sequência de feedbacks, até pra entender se realmente o melhor caminho é a demissão.
Nesse artigo, vamos abordar causas para demissões, situações que podem ser revertidas, como se preparar para a reunião demissional, pontos a serem tratados na reunião e o pós demissão, momento em que a equipe fica sabendo da demissão.
Para se ter certeza da demissão de um colaborador, é necessário pensar no todo, desde os impactos pessoais de causa e consequência, até o âmbito profissional. Uma boa pergunta a se fazer é: o que está acontecendo para a necessidade de demissão?
Separamos os tópicos a seguir, para que você possa pensar no lado profissional e também no lado pessoal da causa.
Antes de qualquer coisa, é importante que o gestor saiba a importância do colaborador em questão para o negócio. A partir disso, faça os seguintes questionamentos:
Uma certeza é que nós, seres humanos, somos influenciados por uma série de fatores, internos e externos, que podem afetar diretamente o nosso desempenho no trabalho. Por esse motivo, é importante entender por qual momento o colaborador que poderá ser demitido está passando.
Então, antes da demissão, faça os seguintes questionamentos:
A partir das respostas identificadas, você poderá ter uma noção melhor da relação custo-benefício do colaborador e definir se a demissão é um caminho que vale a pena, ou você pode criar um caminho para a reintegração ou reaproveitamento do colaborador.
Pode oferecer cursos e treinamentos para que esse funcionário melhore nos pontos que você deseja. É importante salientar que em diversas ocasiões a demissão vai ser sim o melhor caminho, mas você como gestor tem que ter certeza disso.
Feita a análise dos tópicos citados anteriormente, e verificados os pontos pessoais e profissionais que envolvem uma demissão, sendo ela realmente necessária, os motivos podem ser os seguintes:
Quando um colaborador estiver com a produtividade aquém do esperado, por um longo período e sem motivo para isso, pode ser um motivo para demissão.
É importante estar apoiado em indicadores estratégicos que comprovem a baixa produtividade.
Se o funcionário estiver impactando negativamente em todo o clima organizacional, é necessário averiguar o que está acontecendo e também a necessidade ou não de demissão. Já que, desequilibrando o clima da empresa, o colaborador prejudica a produtividade do grupo inteiro.
Caso um colaborador esteja totalmente insatisfeito com o trabalho que está realizando, desacreditado do porquê está realizando aquilo e fazendo as suas funções só pelo dinheiro, é sinal de que tem algo errado.
Nesse caso, cabe ao gestor avaliar as motivações para isso, se será possível fazer algo para mudar ou melhorar esse cenário ou se a demissão é o melhor caminho.
Um ponto chave nas organizações da atualidade é o alinhamento de cultura. Talvez esse seja o ponto mais importante aqui.
A cultura do seu negócio é aquilo que você vive e transmite, aquilo que você entrega para os seus clientes, o clima dentro da empresa, a forma como você fala com os seus clientes e colaboradores.
Se tem algum colaborador que não vive isso dentro do seu negócio, talvez ele não esteja na empresa certa e isso pode causar problemas tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Agora que você já sabe como ter mais certeza e pode estar mais seguro na tomada de decisão, vamos mostrar o passo a passo de como ocorre o processo demissional.
Se porventura, você tiver dúvidas da importância e papel do RH dentro de uma empresa, sugerimos que leia antes o artigo: RH Estratégico: Com pessoas encontramos os melhores caminhos?
Assim que a decisão de demitir estiver tomada, existem algumas boas práticas para que esse processo ocorra de maneira mais tranquila:
Ao mexer no time, é importante que você seja honesto com todos os colaboradores que ainda ficarão. Isso vai passar segurança de que não serão os próximos e evitará fofocas por parte de alguns membros da equipe.
A demissão é uma via de mão dupla: tanto a empresa quanto o demitido devem ter pontos a melhorar. Verifique os processos e quais foram as suas falhas e as falhas da corporação para não repetir isso com outros colaboradores.
O processo de aprendizagem é contínuo e momentos delicados trazem boas oportunidades de mudança.
Esperamos ter te ajudado e que você possa passar pelo processo de demitir alguém de maneira mais tranquila nas próximas vezes.
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