Você sabe quais são as relações entre DP e RH e quais as funções de cada um? Entre as responsabilidades do DP estão o quadro de colaboradores de uma empresa e a garantia de melhores condições de trabalho para os funcionários.
Sua função é mostrar para o profissional que a organização em que ele executa suas tarefas é um local estruturado e organizado, estando o setor apto a acionar a empresa quando um funcionário está se destacando ou precisa de capacitação.
É o DP que cuida dos assuntos referentes aos colaboradores, tais como contratação, salário, férias, licenças, transporte, desligamento, entre outros. Para que uma empresa funcione corretamente e possa destacar-se no mercado, é imprescindível que tenha um bom setor pessoal – que, muitas vezes, acaba sendo confundido com RH.
No entanto, os dois possuem funções bastante diferentes dentro da administração de uma empresa.
Já o RH é responsável pela seleção de profissionais – ou seja, é ele que verifica se os candidatos a determinado cargo estão aptos para a vaga. É também este setor que faz os testes pré admissionais e cuida de tudo o que diz respeito às relações humanas entre os colaboradores e ao bom relacionamento entre eles e a empresa.
O objetivo do RH é extrair o máximo de cada funcionário e esse processo se inicia já no recrutamento. Ele também é encarregado de desenvolver e aplicar políticas que possam avaliar o desempenho dos colaboradores.
As responsabilidades do RH e seus objetivos o tornam bastante estratégico dentro de uma empresa e não é difícil entender o porquê. Se ele não consegue atrair os talentos adequados para suas funções ou desenvolvê-los da melhor maneira, toda a organização é prejudicada. Além disso, também cabe a este setor identificar os líderes, formá-los e desenvolvê-los.
Depois de explicados os conceitos e as funções de DP e RH, fica a pergunta: como eles se relacionam e como podem ser estratégicos para uma empresa? Acompanhe a leitura para entender melhor!
O recrutamento e a seleção de profissionais estão entre as principais tarefas que fazem parte da rotina do setor de RH – embora, em algumas empresas, o DP também fique com essas atribuições.
No entanto, o setor pessoal é responsável por realizar todos os trâmites referentes ao processo de contratação e pagamento de salários, ao passo que o RH lida com o desenvolvimento de pessoas e adoção de medidas que favoreçam uma melhor relação entre todas as áreas da empresa.
A empresa ganha e cresce quando estas duas áreas estão devidamente integradas e bem estruturadas. Isso porque é o DP e o RH que garantem inúmeras vantagens, tais como:
Uma boa dica para usar antes de confundir estes dois setores é a seguinte: empresas menores têm o costume de terceirizar estes dois departamentos. Enquanto o DP é feito por um escritório de Contabilidade, o de RH fica a cargo de uma Agência de Empregos.
Outro exemplo bem ilustrativo é o de que, junto com os gestores, o RH verifica os funcionários que estão com baixa performance e com comportamento incompatível com a cultura organizacional. Baseados nessas informações, é feita a escolha dos colaboradores que serão demitidos.
É aí que o DP entra, tomando os cuidados necessários para que a rescisão do contrato de trabalho seja feita da melhor forma possível.
Dentro de todo esse contexto que trabalhamos neste artigo, podemos dizer que o RH Estratégico nada mais é que a gestão integrada com outros setores da empresa que participam do planejamento e das decisões – por isso a importância do trabalho em conjunto com o DP. Quando implementado de forma estratégica, os gestores de RH trabalham alinhados entre os objetivos do seu setor e os objetivos da empresa como um todo.
O mercado muda, as empresas também e, consequentemente, o modelo de gestão de RH também precisa acompanhar essas mudanças. Os profissionais que trabalham com recursos humanos precisar compreender o panorama no qual a organização está incluída e dar os passos que ela precisa em direção ao futuro – sempre desenvolvendo a equipe nessa direção.
É por isso que o RH estratégico atua no desenvolvimento do profissional, utilizando as ferramentas necessárias para que colaboradores e empresa caminhem e evoluam juntos.
Enquanto o RH tradicional acaba carregando consigo valores e procedimentos conhecidos pelo burocracia excessiva, caracterizados por uma flexibilidade menor, muitas etapas a serem cumpridas e pouca adaptação às realidades incomuns, o RH estratégico é integrado às estratégias da companhia, unindo as demandas do mercado com as necessidades humanas – estas, características do DP.
Logo, podemos dizer que o RH estratégico otimiza recursos e capital humano, além de flexibilizar os processos.
Saiba mais sobre RH estratégico e como desenvolver um setor assim na sua empresa neste artigo.
Conheça o novo Plano de Saúde da Sulamérica, que tem o Melhor Custo x Benefício…
Devido ao número de óbitos causados pelo novo Coronavírus, as seguradoras passaram a ofertar Seguro…
Se você é um empresário e busca está conformidade com todas as leis para o…
Quem é médico sabe a importância da proteção e do cuidado para termos bem-estar e…
A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, com mais de oito milhões de clientes espalhados…
Sabemos da importância que é pensar no amanhã. Sendo assim, buscamos formas de proteção e…