Construir uma boa reputação é essencial para que as empresas atraiam e retenham funcionários talentosos, especialmente, em um mercado cada vez mais competitivo. Foi nesse contexto que surgiu o conceito de employer branding.
Um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para reforçar sua imagem como boas empregadoras e, consequentemente, tornarem-se locais de trabalho ambicionados pelos profissionais. Em termos gerais, pode-se dizer que se trata de uma “marca do empregador”.
Se uma empresa é conhecida por equilibrar a vida profissional e pessoal dos colaboradores, permitindo que eles trabalhem de casa ou tenham horários flexíveis ou, ainda, se é vista como um bom lugar para aprendizado – tudo isso são medidas para melhorar o employer branding.
Da mesma maneira que departamentos de marketing e vendas costumam gerenciar as marcas dos produtos de uma empresa para atrair consumidores, é papel do profissional de Recursos Humanos gerenciar a employer branding de uma organização para atrair bons funcionários.
Os profissionais consideram alguns fatores para definir se uma organização é boa para trabalhar ou não. Entre eles, podemos destacar os seguintes questionamentos:
Todas as questões acima são levadas em consideração pelo profissional antes de escolher a empresa em que ele gostaria de trabalhar. E o que pode transformar uma organização em sucesso absoluto ou em fracasso total é qualidade do seu setor de Recursos Humanos. É ele que vai investir na construção da reputação da empresa e captar talentos, retendo-os na companhia e, em seguida, observar o crescimento na produtividade.
Antes de tudo, é preciso entender que, quando uma empresa proporciona um bom ambiente para se trabalhar, os funcionários que já são da casa ficam mais satisfeitos e produzem mais. Além disso, se esta organização também investe na capacitação e aperfeiçoamento profissional de sua equipe, além de se sentirem valorizados, os colaboradores terão aumentado sua competência e, como consequência, produzem ainda mais.
Valorizados e produtivos, estes profissionais falarão bem da empresa para o seu círculo de amigos, criando uma imagem positiva como empregadora. Dessa maneira, quando for necessário expandir o negócio e contratar novos funcionários para ocupar novos cargos, os melhores profissionais do mercado já estarão de olho na vaga.
Consequentemente, o RH terá candidatos mais preparados para assumirem o posto de trabalho e o resultado disso é: mais produtividade. O sentimento de que trabalhar naquela empresa é uma oportunidade superior a todas as outras oferecidas no mercado faz com que os colaboradores se empenhem ainda mais em ser produtivos para se manterem no corpo de funcionários.
Toda e qualquer empresa possui uma imagem empregadora no mercado, seja ela boa ou ruim. Por isso, é imprescindível saber como impulsionar essa marca e torná-la mais atraente para os bons profissionais.
Para isso, é preciso existir um planejamento para que o fortalecimento da marca empregadora seja baseado em três estágios decisivos: conhecimento, experiência e decisão.
A cultura organizacional é o somatório dos hábitos, crenças e valores internos que direcionam a forma como os profissionais devem pensar e agir. É preciso estabelecer o foco da cultura da empresa (produtividade, inovação, funcionários, clientes finais, etc) e compartilhá-la no processo seletivo. Com essa estratégia, é possível atrair profissionais que possuam valores parecidos com o da organização e, consequentemente, aumentar a retenção dos talentos.
É também por meio da cultura organizacional que é possível definir a maneira com que a empresa irá utilizar sua imagem para atrair candidatos: mais formal, neutra ou descontraída.
Os colaboradores devem ser vistos como embaixadores da marca, pois assim eles terão uma função super relevante na hora de impulsionar a employer branding da emrpesa.
Para isso, é preciso incentivá-los a serem protagonistas, criando e compartilhando conteúdo (vídeos, posts, entre outros) sobre o crescimento desses profissionais e sobre como eles amam atuar naquela organização.
O raciocínio é simples: se os próprios colaboradores não gostam da empresa e não admiram seus líderes, como vai ser possível atrair os melhores nomes do mercado? Por isso, é fundamental que os funcionários sejam transformados em propagadores da marca.
Um lugar para centralizar as informações mais importantes a respeito da empresa para os candidatos se chama página de carreira, ou a famosa “trabalhe conosco”. Com essa ferramenta, é possível falar sobre a cultura organizacional, liderança, inovação e outros assuntos. A ideia é que a página funcione como uma vitrine para a employer branding da organização.
Este é um canal onde os próprios candidatos podem identificar as vagas em aberto, conhecer mais a empresa e a cultura da organização.
Além da página de carreira, é importante manter um relacionamento com os candidatos por meio de canais diversos, como mídias sociais e sites de contratação. Dessa maneira, a empresa conseguirá resultados ainda mais expressivos na atração de bons profissionais.
No entanto, como pode ser complicado fazer o gerenciamento de diversos canais ao mesmo tempo, o mais indicado é utilizar um sistema capaz de centralizar todos eles em um só lugar.
Tratar bem os candidatos ao longo do processo seletivo é imprescindível para engajar os talentos. Para isso, é importante manter uma boa comunicação, um fluxo de feedbacks efetivos e esclarecer todas as dúvidas que surgirem ao longo do processo.
A resposta é sim! Estas são dicas simples mas que fazem toda diferença depois de aplicadas. Por meio delas, é possível otimizar o employer branding e atrair excelentes profissionais para atuarem na sua empresa e, com isso, conseguir ótimos resultados.
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