Toda e qualquer empresa é formada por um time de pessoas trabalhando em conjunto. Para que este time tenha sucesso em suas tarefas e realizações, o trabalho em equipe é fundamental que as dinâmicas de grupo podem ser uma importante engrenagem para fazer com que os colaboradores saibam agir com clareza e eficiência.
Quando a equipe está motivada e integrada, cada profissional pode adquirir a capacidade e foco para atingir os objetivos propostos que levarão a empresa a alcançar suas metas.
Para se obter o melhor desempenho de um determinado time de colaboradores as dinâmicas de grupo podem ser consideradas uma estratégia muito relevante inclusive, para a melhora do clima organizacional, integração da equipe e motivação dos colaboradores.
Clima Organizacional e Dinâmicas de Grupo
Pode-se dizer que o clima organizacional é o conjunto de sentimentos partilhados pelos profissionais de uma empresa e que pode influenciar positivamente ou negativamente sua satisfação e motivação pelo trabalho.
Por isso, manter um bom clima organizacional é crucial para qualquer organização, pois isso afeta fatores emocionais dos colaboradores e pode exercer influência direta em sua concentração. Afinal, todo mundo gosta de trabalhar em um ambiente saudável, não é mesmo?
Nesse contexto, as dinâmicas de grupo podem ser uma importante ferramenta para melhorar o clima no ambiente corporativo, já que elas abordam todas as perspectivas que um time de pessoas necessita para realizar bem determinado trabalho.
Além disso, por meio delas também é possível conhecer todo o potencial de uma equipe, assim como de cada membro do grupo e verificar alguns pontos como: quais colaboradores têm maior facilidade de trabalhar em grupo e exercem melhor o papel de liderança.
Como fazer e qual o objetivo de cada dinâmica?
O objetivo das dinâmicas de grupo é criar o ambiente mais natural possível para que o colaborador ou o candidato à determinado cargo reaja naturalmente diante dos desafios e situações apresentadas. Sua reação irá apontar se está preparado para enfrentá-los ou não, com base não só nas competências técnicas, mas também em aspectos comportamentais e facilidade para o trabalho em equipe.
Esta é uma estratégia eficiente não só para mostrar traços da personalidade que não ficam evidentes nas entrevistas de recrutamento, mas também para a integração dos profissionais da empresa, proporcionando a imersão na cultura e nos valores da organização.
Atividades direcionadas à fase de recrutamento e seleção de novos colaboradores
A realização de dinâmicas de grupo auxilia, especialmente o profissional de Recursos Humanos, a identificar características de um candidato que não são percebidos em um primeiro contato. A interação com colegas revela aspectos fundamentais que podem ser desenvolvidas para um melhor desempenho profissional, além do crescimento pessoal. Confira alguns exemplos a seguir:
1. Dinâmica de entrosamento
Com o intuito de que os candidatos se soltem e mostrem quem são, com foco em questões pessoais, este é um tipo de dinâmica realizada no início do processo seletivo e aborda o reconhecimento do grupo. Funciona assim: entregue uma folha para cada candidato e peça para que eles escrevam algo sobre si mesmos, como aspectos relacionados à vida e à personalidade.
Estipule um tempo de 10 minutos para que façam isso e, chegando ao fim, recolha as folhas, misture e entregue de volta. Após receber, os participantes terão que ler e tentar descobrir de quem é o papel que pegaram. Esta dinâmica deixa os candidatos mais relaxados, entrosados e disponíveis para mostrar melhor quem são e quais suas habilidades técnicas e comportamentais.
Essa dinâmica é indicada para ser realizada logo no início de cada recrutamento, pois permite um conhecimento legal sobre alguns pontos dos candidatos.
2. Dinâmica de iniciativa
Este tipo de dinâmica serve para descobrir as principais competências comportamentais dos profissionais, tais como: capacidade de trabalhar em grupo, proatividade e comunicação.
E um bom exemplo é a do caos, que funciona da seguinte maneira: peça aos candidatos para saírem da sala e aproveite esse tempo para desorganizar tudo no espaço, fazendo com que ele fique realmente caótico. Mude a posição dos móveis, espalhe os objetos, jogue coisas no chão.
Depois, peça para que os participantes retornem e explique-os que você não pode fazer nada, mas eles podem fazer o que quiserem na sala. Dito isto, observe as atitudes e as reações de cada um.
Enquanto alguns tendem a começar a arrumar logo de cara, outros podem querer organizar o grupo em equipes para que cada um fique com uma parte do espaço. Também pode existir aqueles que não irá fazer nada.
A partir daí, é importante observar qual foi a atitude tomada por cada um e depois conversar com eles para compreendê-la.
3. Dinâmica de liderança
Se a vaga em questão for para um cargo de liderança, é importante aplicar dinâmicas específicas para esse tipo de função. Elas servem para que a atitude e a capacidade de liderar dos candidatos sejam percebidas facilmente.
A dinâmica da ilha é um bom exemplo. Coloque um tapete no chão e diga para os participantes que ali é uma ilha – ou seja, tudo em volta é mar. Explique que eles não têm comida e que precisam pensar em maneiras estratégicas de escapar dali.
Dê 15 minutos para que eles interejam e depois, converse sobre o que o grupo decidiu. Questione se surgiu algum tipo de estratégia e se alguém se colocou naturalmente como o líder da atividade.
Tudo isso serve para perceber vários pontos ligados às competências de liderança dos candidatos.
Deixe eles interagirem por volta de 15 minutos e depois converse sobre o que o grupo decidiu, se surgiu algum tipo de estratégia, pensamento, se alguém se tornou líder da atividade. Isso tudo te ajuda a perceber várias pontos relacionados às competências relacionadas à liderança dos candidatos.
Atividades com o objetivo de “quebrar panelinhas” e melhorar o relacionamento entre os colaboradores
É comum que em boa parte das empresas existam casos de distanciamento entre colaboradores, contribuindo para a formação das chamadas “panelinhas”. Isto pode acabar se tornando um obstáculo difícil de ser ultrapassado, fazendo com que a equipe perca o foco e os resultados não sejam os esperados. É aí que entra a importância das dinâmicas de grupo.
1. Dinâmica “O que você parece para mim”
Esta atividade tem o objetivo de ressaltar qualidades e apontar defeitos que atrapalham o bom relacionamento entre os funcionários. Funciona da seguinte maneira: cada colaborador terá uma folha de papel colada nas costas e uma caneta na mão.
Ao começar a dinâmica, os participantes devem andar pela sala e escrever no papel colado nas costas do colega uma qualidade e um ponto a ser melhorado. Assim, cada um irá descobrir qualidades e defeitos que nem sabiam que tinham, o que os fará repensar suas atitudes dentro da equipe.
2. Dinâmica “Em busca do olhar”
Aqui o intuito é fortalecer os laços entre os membros da equipe – o que, muitas vezes, pode ser revelador, já que é uma dinâmica capaz de quebrar certas barreiras entre os membros do grupo e gerar sentimentos de empatia, como carinho e perdão.
Para começar, os colaboradores devem formar um círculo sem ficarem grudados um no outro. Ao começar a atividade, todos devem começar a se olhar e quando o olhar de uma pessoa encontrar o de outra, ambas devem se deslocar dentro do círculo e trocar um abraço.
Depois disso, os dois colaboradores devem trocar de lugar, de maneira a se colocar no lugar do outro. Os participantes podem procurar o olhar de mais de uma pessoa.
3. Dinâmica do pirulito
Esta atividade serve para ensinar aos funcionários a importância do próximo, de se ajudar e pedir ajuda para que todos consigam alcançar suas metas. Funciona assim: os colaboradores formam um círculo, deixando um certo espaço entre eles.
Todos devem asegurar um pirulito com a mão direita, deixar o braço direito esticado para a frente e podendo movimentá-lo tanto para a direita quanto para esquerda. Já o braço esquerdo ficará para baixo.
Ao receber um comando, os colaboradores devem retirar o pirulito da embalagem (podem usar a mão esquerda, desde que o braço direito não seja dobrado). Depois, o braço esquerdo não poderá mais ser utilizado.
Concluída esta ação, o próximo comando será chupar o pirulito sem dobrar o braço direito. Aos poucos, os colaboradores irão perceber que isso só será possível se eles oferecerem o pirulito que estão segurando para o colega ao lado – já que só podem movimentar o braço para a direita e para a esquerda.
Este tipo de dinâmica fará com que eles percebam o quanto precisam do próximo para alcançar seus objetivos.
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