Plano de Saúde Familiar: como ter um plano para a família

Plano de Saúde Familiar: como ter um plano para a família

Existe uma procura muito grande por Plano de Saúde Familiar. Isso porque Saúde é um assunto de extrema importância na vida de cada um de nós. Mas você sabe qual é a melhor forma de ter um Plano de Saúde para a sua família?

Muito por conta do mau serviço de saúde pública do Brasil, ninguém quer depender hospitais públicos. Pensar neste ponto, nos faz enxergar o plano de saúde como uma necessidade, que nos permite ter acesso a melhores hospitais e serviços de saúde.

Ainda mais quando se fala em família, que é algo tão importante em nossas vidas!

 

Existe Plano de Saúde Familiar?

Em termos técnicos, não existe a nomenclatura “Plano de Saúde Familiar”, as modalidades de planos de saúde são:

O que mais se assemelha e se enquadra ao Plano de Saúde Familiar é o Plano de Saúde Individual. Isso porque é um contrato feito diretamente entre a pessoa física e a operadora, com a possibilidade de inclusão de dependentes, como filhos e cônjuges. 

Entretanto, em todas as modalidades citadas, é possível ser feita a inclusão de dependentes e ter um plano de saúde para a família

A questão que diferencia o plano individual dos demais são as regras de adesão:

  • Nos planos por adesão, é necessário fazer parte de um determinado grupo. 
  • Nos planos empresariais, é necessário ter um CNPJ regularizado a um determinado período.

Fica claro, que o mais simples é fazer um Plano de Saúde Individual e incluir os familiares como dependentes. Porém, existem poucos planos individuais no mercado, o que complica a situação das famílias que querem ter este tipo de produto.

Por exemplo: na Bahia, existem apenas dois planos individuais, o da Hapvida e o Plano de Saúde Individual da Promédica.

 

Qual a melhor forma de ter um Plano de Saúde para a família?

Depende do seu perfil, da sua disponibilidade financeira, das pessoas a serem incluídas.

Se você tiver um CNPJ, como MEI, ou tiver uma empresa, pode optar por fazer um Plano de Saúde Coletivo Empresarial e agregar a sua família. O mesmo pode ser feito com os planos por adesão, mas vale ressaltar que estes possuem reajustes mais elevados.

Este é um momento importante e é super indicado a ajuda de um especialista para essa escolha.

Também vale ressaltar que você deve estar atento às carências que serão cumpridas, ou até mesmo se houver a possibilidade de realizar portabilidade e ter um aproveitamento de carências.

Outro ponto muito importante na escolha de um plano é a rede credenciada qual o conjunto de hospitais e clínicas que você quer que a sua família tenha acesso?

Além disso, pode haver a necessidade do plano ser parte de um planejamento de gravidez, um plano de saúde para gestante.

O fato é que o Plano de Saúde Familiar pode ser feito de várias formas. Como não é algo simples e tem muitas variáveis, é super indicado uma consultoria especializada.

A Anubis Corretora de Seguros é referência quando se fala em Planos de Saúde e pode te ajudar com um Diagnóstico Gratuito no assunto!

Quanto custa em média?

O preço de um Plano de Saúde Familiar também é algo que vai variar de acordo com diversos fatores. São estes:

  • Quantidade de beneficiários que farão parte do plano
  • Idade dos beneficiários (o preço de plano para poucas pessoas é feito por faixa etária)
  • Plano de Saúde escolhido. De acordo com a qualidade do plano, o preço também vai variar. Se for um Plano de Saúde da Amil por exemplo, tende a ser mais caro, já que a qualidade é bem elevada.
  • Se o plano tiver Coparticipação ou não, também é algo que influencia no preço. Planos com Coparticipação tem a mensalidade mais barata. No entanto, existem taxas por procedimentos.

O preço também é algo que varia muito, em casos simples, pode custar cerca de R$300,00 por beneficiário no plano. Em casos mais complexos, o valor pode chegar a R$1000,00 por beneficiário.

 

Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha algum questionamento com relação à Plano de Saúde Familiar, preencha o formulário de contato e fale com um especialista!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese