Você sabe o que está perdendo ao não trabalhar a Cultura Organizacional no seu negócio?
Caso não saiba, ou queira saber mais sobre o assunto, você está no lugar certo!
Aqui, vamos abordar de maneira didática as vantagens e desvantagens para uma empresa que tem sua cultura bem trabalhada ou não.
Também vamos dar dicas de como trabalhar essa questão no seu negócio!
Você já imaginou um lugar onde vivem 100 pessoas com diferentes práticas, crenças e valores?
Não é preciso ser um gênio para prever que, por mais que essas pessoas sejam bastante civilizadas e que haja respeito entre elas, sempre vão existir conflitos.
Também é possível afirmar que esses conflitos podem prejudicar o bem-estar do local.
Por esse motivo, a Cultura Organizacional é muito importante para os negócios. Mas quando mal trabalhada, ela pode causar sérios problemas para a empresa. Afinal de contas, assim como na sociedade, uma empresa é formada por pessoas.
Se uma sociedade é influenciada o tempo todo pela cultura do seu povo, uma empresa também é!
A Cultura Organizacional é um conjunto de práticas, crenças e valores a serem trabalhados por uma empresa. De modo que esta tenha uma personalidade, um modus operandi.
Dessa forma, quando a cultura organizacional é bem trabalhada dentro do negócio, todos os colaboradores ficam alinhados e em ritmo compatível de produção e ideias.
Assim, os clientes e os processos são sempre tratados dentro da filosofia e valores da empresa.
Isso pode gerar diversos benefícios em todos os âmbitos do negócio.
Ter uma cultura que represente o jeito de ser da sua empresa é algo buscado pelas organizações. Todas elas têm suas características e isso determina a sua personalidade.
Portanto, a cultura de uma empresa é algo que deve ser levado a sério, como um protocolo de boas práticas e valores a serem seguidos, para que a empresa possa atingir os seus principais objetivos.
Uma empresa tem em sua Cultura Organizacional bem construída a chance de padronizar uma série de comportamentos e atitudes.
Estes comportamentos e atitudes tem o objetivo de criar uma espécie de alicerce, colocando todos da organização no mesmo barco.
Você deve lembrar sempre que a sua empresa é formada por pessoas e estas refletem o tempo todo o que é a sua empresa.
Os colaboradores transmitem o que é a sua empresa não só no atendimento aos clientes, na forma como produtos são confeccionados ou como eles se relacionam entre si, mas em todas as esferas do negócio.
Ou seja, em absolutamente tudo que acontece no ambiente empresarial.
Os pontos acima são importantes porque mostram que os colaboradores são a cara da sua empresa.
Você deve investir no seu time para que haja um alinhamento entre funcionários e cultura.
Uma empresa que tem a sua cultura organizacional bem trabalhada e disseminada, tem todas as pessoas partilhando dos mesmos objetivos. E isso aumenta o engajamento e promove uma maior produtividade também.
Quando se trabalha bem a cultura, os colaboradores tendem a pensar nos objetivos do negócio de maneira livre e fora da caixa, o que permite um ambiente de inovação positivo para a empresa.
Com um bom acordo de objetivos, comportamentos e padrões, será muito provável que a sua empresa tenha um bom clima, já que estão os colaboradores estarão alinhados, seguros e satisfeitos.
É importante que a cultura de uma empresa não esteja restrita a um objetivo de marketing, como aumentar a autoridade da empresa ou conquistar novos clientes, e seja apenas um texto bem feito a ser colocado no site e nas redes sociais da mesma. A cultura deve ser algo que vem de dentro, como o propósito de existir do seu negócio.
Dessa forma, a cultura deve ser trabalhada em todas as esferas do negócio. Seguem adiante algumas formas de trabalhar a cultura organizacional da sua empresa:
Ao selecionar novos colaboradores, é importante que o perfil dos entrantes esteja alinhado com os objetivos e propósitos da sua empresa. O RH tem que ser estratégico e apresentar aos possíveis colaboradores o que a empresa vive, quais são os propósitos e objetivos.
É necessário ter uma relação com os colaboradores de constantes feedbacks para alinhamento de expectativas, ideias, discutir projetos, como estamos e onde queremos chegar.
Esses pontos ajudam cada colaborador a ter um norte no seu trabalho e contribuem para construir uma cultura organizacional sólida.
Para saber tudo sobre Feedback, recomendamos a leitura do artigo clicando aqui.
Para ser bem trabalhada, e de maneira constante, a Cultural da empresa deve ser documentada e aberta a todos que queiram saber. Também para que esse protocolo possa ser apresentado aos novos colaboradores.
É importante que tal documento esteja sempre disponível, como uma espécie de guia para a empresa.
O manual também pode ser atualizado, conforme a organização for evoluindo.
Por último, ressaltamos que existem boas práticas a serem aplicadas, mas não existe uma cultura que seja certa. A Cultura Organizacional certa é aquela que é real e reflete bem o que é a sua empresa.
O que você sabe sobre Benefícios aos colaboradores? Você conhece os melhores?
Conheça o novo Plano de Saúde da Sulamérica, que tem o Melhor Custo x Benefício…
Devido ao número de óbitos causados pelo novo Coronavírus, as seguradoras passaram a ofertar Seguro…
Se você é um empresário e busca está conformidade com todas as leis para o…
Quem é médico sabe a importância da proteção e do cuidado para termos bem-estar e…
A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, com mais de oito milhões de clientes espalhados…
Sabemos da importância que é pensar no amanhã. Sendo assim, buscamos formas de proteção e…