A capacidade de liderança é uma das habilidades mais visadas no mercado de trabalho. A importância dos líderes se deve ao fato de que eles estão ligados à gestão de pessoas, repassando a cultura da organização aos liderados e engajando a equipe.
A liderança é um fator imprescindível a qualquer administração. Isso porque é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa, já que está ligada à harmonização dos demais processos.
São estes, processos de planejamento, organização e controle. Sem o direcionamento adequado sobre os colaboradores envolvidos, esses processos ficam prejudicados. E, desta forma, a empresa não atinge os resultados necessários.
No entanto, se o papel de liderança é bem exercido dentro da empresa, os funcionários conseguem atingir um bom nível de produtividade.
Consequentemente, isso faz com que a equipe consiga trabalhar de maneira a manter a qualidade na entrega dos resultados.
Qual o papel do Recursos Humanos na construção de uma liderança?
Já vimos em outros artigos que o setor de Recursos Humanos não é apenas uma área burocrática responsável pela admissão e demissão de funcionários.
Trata-se de um setor estratégico para a manutenção e crescimento da empresa. Por isso, tem um papel crucial no que diz respeito ao desenvolvimento de líderes.
Avaliação de desempenho
Profissionais de RH desenvolvem avaliações de desempenho que possibilitam encontrar bons líderes e também verificar falhas no processo de desenvolvimento de liderança.
Ainda na contratação, é possível aplicar testes que determinem se um candidato possui qualidades nas quais vale a pena investir.
Treinamentos
Além de identificar um perfil de liderança, também é papel do RH encontrar formas de estimulá-lo. Isto pode ser feito por meio de dinâmicas de grupo e pequenas atribuições de gestão a mais na rotina de trabalho.
Dessa forma, alguns colaboradores que não possuíam esse perfil preliminarmente, por exemplo, podem se destacar nessa função. O que pode ocasionar em dois indicadores diferentes: tanto o teste precisa ser refinado, quanto o desenvolvimento de liderança durante o treinamento foi mais eficiente do que o esperado.
Estudo do clima organizacional
O clima organizacional se refere ao quadro geral de satisfação e motivação dos colaboradores. Por isso, é importante que o RH saiba avaliá-lo, identificando o que gera o clima atual de cada equipe.
Exemplos: Todos trabalham bem em grupo ou há problemas de convivência entre os colaboradores? Há insatisfação generalizada com os benefícios, salário ou condições de trabalho? Cada informação dessa pode ser muito útil para a empresa.
Plano de carreira para os colaboradores
As oportunidades dadas pelos planos de carreira possibilitam que os colaboradores de uma empresa se desenvolvam mais rápido. São caminhos que a organização oferece para os funcionários que desejam crescer, com aumento de salários e mudanças de cargos.
Ter um plano de carreira para quem deseja se tornar gestor é uma excelente forma de atrair perfis de liderança.
Quais são os estilos de liderança?
Autocrática
Este estilo de liderança também é conhecida como autoritária e não é difícil entender o porquê.
Neste modelo, o líder é dominador e centraliza todas as decisões da empresa em suas próprias mãos.
Um líder autoritário pode conduzir sua equipe com muita garra e energia, porém, não valoriza as competências de cada membro e cobra constantemente resultados.
Este estilo de líder tende a não valorizar conquistas e obstáculos dos seus liderados.
Por mais que esse tipo de liderança possa, muitas vezes, atender grandes demandas, o ambiente de trabalho costuma ser afetado negativamente. Consequentemente, isso gera redução da qualidade e acaba se tornando uma grande desvantagem desse modelo de liderança.
Liberal
Este tipo de líder oferece liberdade total nas atividades e é mais recomendável para comandar grupos com mais autonomia, formado por pessoas mais maduras para suas funções.
Neste caso, a desvantagem pode surgir com colaboradores dependentes de controle – se o grupo for formado por pessoas com esse perfil, os resultados podem ser péssimos. No caso de isso não acontecer, o líder liberal pode focar em fatores mais relevantes para a qualidade dos processos.
Democrática
Na liderança democrática, é permitida uma maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisão da equipe, até mesmo na divisão de tarefas – o que não quer dizer que o líder não esteja sempre presente.
O líder democrático precisa se empenhar ainda mais, ao passo que há mais equilíbrio nos processos e no ambiente organizacional. A chave é o meio termo: ele não é liberal ao ponto de deixar a equipe ter mais autonomia e nem autoritário em não consultar os funcionários.
A desvantagem do modelo democrático pode se apresentar em grupos muito desqualificados, o que exigirá uma maior atenção por parte do líder em suas decisões feitas em conjunto.
Liderança x Recursos Humanos
Para uma empresa funcionar bem, é fundamental que haja diálogo entre as lideranças e o setor de RH.
Para entender os desafios dos líderes, o RH precisa conhecer:
- As Equipes;
- As Rotinas de Trabalho, bem como as obrigações;
- As Metas
- Os Planos de Curto e Longo prazo.
Já os gestores precisam ser capacitados para a gestão de pessoas e essa capacitação é feita pelos profissionais de Recursos Humanos. Ambas as partes devem sentar juntas para planejar ações de acordo com seus objetivos estratégicos.
Na parceria entre liderança e RH, a execução das ações pode ser compartilhada para quem tiver mais recursos para executar.
Os resultados obtidos deverão ser analisados para ajustar ou manter as ações promovidas em cima de uma melhoria para a empresa.
O primeiro referencial da equipe deve e continuará sendo seu líder.
No entanto, a parceria entre os setores também aproxima o RH do restante da empresa e a área acaba se tornando um segundo referencial de confiança para os funcionários.
Além de uma boa liderança, você sabe quais são os melhores benefícios para uma empresa oferecer aos colaboradores?
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