Por mais cuidadis que tomemos, todos os dias estamos expostos a diversos riscos e a aquisição de um Seguro pode minimizar riscos, conheça os tipos de seguros do mercado.
Por mais cuidados que possam ser tomados, todos os dias estamos expostos a diversos riscos. Por isso, além de ser necessário se preocupar com a nossa proteção. Também podemos contar com diversos tipos de seguros, que podem minimizar danos.
É comum muitas pessoas pensarem em Seguro como um desperdício de dinheiro. Mas a verdade é que as diversas modalidades e tipos de seguros resguardam o contratante dos mais variados imprevistos.
Para que você entenda melhor quais são os tipos de seguro, suas diferenças e para quê eles servem, preparamos esse artigo. Boa leitura!
De maneira geral, podemos dizer que um seguro é um contrato feito entre uma seguradora e o cliente (pessoa ou empresa. O contratante paga um valor para esta seguradora que, a partir daí, torna-se responsável por quaisquer eventuais danos na apólice.
Apólice é o documento de contrato entre Seguradora e Cliente que formaliza as informações do Seguro.
O risco que a seguradora assume e quanto ela pagará ao segurado em caso de algum imprevisto cobertos pela apólice são calculados com base em diversas variáveis. Quanto maior a cobertura maior o preço do Seguro.
Mas será que é importante mesmo contratar um seguro?
Não é muito difícil chegar a essa conclusão. Imagine a cena: você trabalhou durante anos para conseguir comprar um carro próprio, que custou R$ 50 mil. Se, em algum momento, acontecer um roubo ou um acidente, seu investimento suado naquele bem pode ser perdido em pouco tempo se não houver a proteção do seguro de automóvel.
No entanto, se você tiver contratado um seguro que tenha custado, em média, R$ 2 mil, muitos dos riscos estarão cobertos e por um preço relativamente baixo, se comparado ao valor do carro.
Ainda mais em um país como o Brasil. Não é falando sobre azar e querendo pôr mau olhado no seu carro novo.
Mas sim, valorizar as nossas conquistas e cuidar para que estas se tornem longevas.
Esta é uma modalidade de seguro que paga uma indenização aos familiares diretos do segurado em caso de morte ocasionada por razões naturais ou acidentes.
A depender do tipo de cobertura escolhida, o pagamento pode ser estendido, inclusive, para casos de invalidez temporária, permanente ou doenças graves. Nestes casos, o segurado está coberto em vida.
O Seguro de Vida surgiu com o objetivo de proteger a família na ausência ou na incapacidade física do provedor, amparando-a financeiramente. E teve sua capacidade de proteção ampliada para o próprio provedor em casos de doenças graves e lesões.
Muita gente tem receio de falar sobre Seguro de Vida, porque falar sobre a possibilidade de morte e doenças não é algo agradável. No entanto, acreditamos que a vida é o que mais importa e devemos cuidá-la da melhor maneira.
Já o seguro residencial protege o imóvel de incidentes como desastres naturais ou incêndios – estes dois são os imprevistos mais comuns.
Mas também há a possibilidade de incluir coberturas adicionais variadas, que podem segurar contra furtos e danos elétricos, por exemplo.
Alguns seguros também fornecem 24 horas de assistência para reparos domésticos.
Este é um dos tipos de seguro mais indicados de serem contratados, já que a casa própria costuma ser o patrimônio principal de uma pessoa.
O seguro automotivo, mais conhecido como seguro auto, é o mais popular entre os brasileiros. A razão é simples: o risco de ter o veículo roubado ou se envolver em algum acidente é bem maior, especialmente nas grandes cidades.
Incidentes mais básicos como roubos e danos materiais costumam ser cobertos pela maioria das apólices, mas também há a possibilidade de contar com proteção para terceiros, evitando ter que arcar com o reparo do automóvel de outros motoristas, caso o segurado se envolva em acidentes.
Já o seguro viagem é um tipo de seguro recomendado para quem vai viajar ao exterior. Ele cobre não só morte e invalidez, como evitar que seja preciso pagar caro por atendimentos médicos no país de destino, caso algum incidente aconteça. Além disso, algumas coberturas adicionais incluem auxílio em situações como extravio de bagagem e perda de documentos.
O seguro empresarial, por sua vez, é um pouco menos conhecido e oferece cobertura para empreendimentos comerciais e negócios. Exemplo: se uma indústria sofre um incêndio que a destrua, é o seguro empresarial que se responsabiliza por ressarcir os donos da empresa.
Também há outros tipos de coberturas disponíveis, que irão depender do que tiver sido acordado na apólice.
Além de alguns citados acima, as empresas podem oferecer, como benefícios, outros tipos de seguros que sejam atraentes para o colaborador. Separamos alguns para que você entenda melhor. Confira:
Uma grande vantagem não só para o colaborador, mas também para a empresa, é uma boa assistência médico hospitalar por meio do seguro saúde. Ele possibilita que o funcionário cuide de sua saúde e segurança e também que se torne mais produtivo, já que as chances de faltar por doenças serão reduzidas.
O seguro previdenciário é uma excelente forma de mostrar que a empresa se importa com o futuro dos funcionários, assim como que a organização se diferencia por meio de suas políticas de remuneração.
O seguro odontológico tem baixo valor monetário e oferece benefícios diretos na produtividade das equipes, tais como redução da taxa de absenteísmo, aumento da satisfação e qualidade de vida. Por isso, os planos odontológicos costumam ser muito bem vistos pelos funcionários.
Agora que você já conhece os diferentes tipos de seguros, já pode analisar qual o se adequa melhor às suas necessidades e às necessidades de sua empresa.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais informações de benefícios para reter e conquistar os colaboradores da sua empresa também, preencha o formulário de contato clicando aqui. A consultoria da Anubis é especializada em oferecer as melhores soluções com excelente custo-benefício.
Conheça o novo Plano de Saúde da Sulamérica, que tem o Melhor Custo x Benefício…
Devido ao número de óbitos causados pelo novo Coronavírus, as seguradoras passaram a ofertar Seguro…
Se você é um empresário e busca está conformidade com todas as leis para o…
Quem é médico sabe a importância da proteção e do cuidado para termos bem-estar e…
A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, com mais de oito milhões de clientes espalhados…
Sabemos da importância que é pensar no amanhã. Sendo assim, buscamos formas de proteção e…