O principal objetivo do Seguro de um Condomínio, seja este vertical (prédios) ou horizontal (casas), é garantir a manutenção do patrimônio comum aos condôminos.
Ou seja, em caso de um acidente, incêndio, ou qualquer coisa que aconteça que gere uma destruição total ou parcial do condomínio, o mesmo tem acesso a um valor indenizatório determinado em apólice para reconstrução da área comum.
O que é Seguro de Condomínio?
O Seguro Condomínio é um tipo de proteção que tem por objetivo cobrir danos físicos ao prédio sendo a melhor forma de prevenção contra acidentes.
O Seguro Condomínio é tão importante que é, por lei, obrigatório. Segundo o Artigo 1346 do Código Civil:
“É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.”
Confira abaixo o Artigo 13 da Lei dos Condomínios:
“Dispõe sôbre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
Art. 13. Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo tôdas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.
Parágrafo único. O seguro de que trata êste artigo será obrigatòriamente feito dentro de 120 dias, contados da data da concessão do “habite-se”, sob pena de ficar o condomínio sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 do impôsto predial, cobrável executivamente pela Municipalidade.
Quem paga o Seguro do Condomínio?
Assim como todas as despesas do Condomínio, o seguro é rateado entre os condôminos. Cabe ao síndico e/ou a administração realizar a cotação, buscando a melhor proposta.
Nesse ponto, é importante contar com o apoio de um profissional no assunto, para ajudar o Condomínio a entender as suas demandas de cobertura e valores.
O que cobre o Seguro do Condomínio?
As principais coberturas são:
- Raio
- Incêndio
- Explosão
- Danos Elétricos
Esse é um ponto bastante interessante quando se fala em Seguros para Condomínios. Existem diversas coberturas que podem ser agregadas, variando de seguradora a seguradora.
Estas são as coberturas obrigatórias, que todo condomínio deve ter. Entretanto, existe uma série de coberturas não obrigatórias que normalmente são agregadas aos seguros, que permitem um bem estar muito maior aos condôminos.
Quais as coberturas não obrigatórias
As principais coberturas não obrigatórias são:
- Roubos e furtos
- Quebra de vidros
- Impacto de Veículos (normalmente em portão/ muros)
- Queda de aeronaves
- Responsabilidade Civil Síndico
Dentre todas as coberturas não obrigatórias, destacamos a importância do RC Síndico, que indeniza o condomínio, caso sofra com processos judiciais. É mais um ponto de segurança para o síndico e condomínio.
O que não cobre o seguro condomínio?
O que muita gente se pergunta e que está fora das coberturas do Seguro para Condomínio, é tudo aquilo que está dentro das casas ou das empresas, no caso de prédios corporativos.
Por exemplo: uma chuva de granizo quebrou janelas no clube do condomínio e janelas da casa de alguns moradores. Nesse caso, o Seguro do Condomínio irá indenizar o condomínio para o reparo dos vidros no clube, mas não irá indenizar os moradoradores que tiveram suas janelas quebradas.
O Seguro Residencial é um produto complementar!
Desta maneira, é importante não confundir o Seguro Condomínio com o Seguro Residencial. Enquanto o primeiro tem como objeto de proteção a área comum a todos os condôminos, o segundo tem como objetivo proteger os bens de cada segurado.
Confira abaixo uma ocasião onde os Seguros Residencial e Condomínio foram necessários:
Durante uma sequência de raios em Salvador, Bahia, houveram quedas de energia, o que danificou a cerca elétrica de um condomínio e televisões e outros aparelhos eletrônicos de alguns moradores. O Seguro Condomínio ajudou no reparo da cerca elétrica e os moradores que tinham Seguro Residencial conseguiram salvar seus bens elétricos que foram danificados no incidente.
Quais os melhores Seguros para Condomínio?
Confira abaixo os melhores Seguro condomínio:
- Porto Seguro
- Allianz
- Tokio Marine
De uma maneira geral, não faz tanta diferença entre as seguradoras quando se fala no produto condomínio. Vale mais a pena avaliar quais são os valores de cada cobertura e o valor final do orçamento.
Em qualquer hipótese, vale a pena cotar o serviço com as principais seguradoras do mercado.
Porto Seguro
A Porto Seguro é uma Seguradora brasileira, fundada em 1945 e que conta com um respaldo muito grande em todo mercado. Certamente uma das maiores seguradoras do país.
Allianz
A Allianz é uma Seguradora alemã. Uma das maiores seguradoras do mundo. Foi fundada em 1890, daí se tem uma ideia do tamanho da história da empresa.
Tokio Marine
A Tokio Marine é uma das 10 maiores seguradoras do Brasil e só em 2017, emitiu R$ 4,78 bilhões em prêmios.
Qual o preço do Seguro Condomínio?
O Seguro Condomínio pode custar a partir de 600 reais, sendo o valor desta proteção varável a depender de cada condomínio e o que está sendo contratado, entenda abaixo.
É difícil falar sobre o preço do Seguro para um Condomínio. Claro, existem condomínios de diversos tamanhos e valores.
O preço varia com quantidade de elevadores, valores dos imóveis, existem muitas variáveis e quanto maior o valor de cobertura, provavelmente o preço será maior também!
Como contratar o Seguro para o Condomínio?
Para contratar este serviço, é importante ter o apoio de um Corretor de Seguros, que irá te auxiliar durante todo o processo de compra. Desde a definição das coberturas, até a identificação de quais seguradoras estão apresentando as melhores relações custo-benefício.
Conheça a Anubis Corretora de Seguros
A Anubis Corretora de Seguros é uma empresa consultiva, que atua no ramo de Seguros buscando levar aos seus clientes a melhor opção para a proteção do seu patrimônio.