Não é novidade para ninguém que a satisfação dos colaboradores influencia diretamente nos resultados de uma empresa. Isso deve ser visto de maneira estratégica pelo RH, que investindo nesse ponto, pode elevar a produtividade da empresa como um todo.
Por mais que as empresas já visualizam que é importante ter os colaboradores satisfeitos, muitas corporações ainda não dão a devida importância a esse aspecto e tratam esse ponto como custo e não como investimento.
Uma coisa muito importante e que deve ser lembrada diversas vezes é que o colaborador é o melhor recurso que uma empresa tem para alavancar o seu negócio, um gestor pode ter a melhor ideia de negócio e ficar parado ou perder qualidade na execução a depender da satisfação dos funcionários.
Nesse artigo, você descobrirá não só como aumentar a satisfação dos colaboradores, mas também a importância disso no seu negócio. Partindo desses pontos, vamos abordar aqui os seguintes tópicos:
- Por que investir na satisfação dos colaboradores?
- Como aumentar a satisfação dos colaboradores?
- Como medir a satisfação dos colaboradores?
Por que investir na satisfação dos colaboradores?
Investir na satisfação dos colaboradores é essencial em qualquer empresa, porque a felicidade é um sentimento contagiante e que ajuda a vida a ter um sentido.
Se os funcionários estiverem felizes na sua empresa, muito provavelmente esses funcionários serão mais:
- Criativos
- Produtivos
- Participativos e proativos
Tudo isso porque a felicidade muda nossa vida e, de uma maneira geral, esse é o objetivo de todos nós. Por mais que se fale sobre a separação entre vida pessoal e vida profissional, nós somos apenas uma pessoa e quando um lado não está bem, o outro lado também é afetado, não tem como ser diferente.
Além disso, vale a pena investir na satisfação dos colaboradores porque isso vai afetar os seguintes pontos:
Clima Organizacional para satisfação dos colaboradores
A satisfação dos colaboradores afeta o Clima Organizacional de maneira que, se os colaboradores estiverem felizes e satisfeitos, será muito mais difícil você ter problemas comportamentais que afetam o trabalho na sua empresa.
Isso porque quando as pessoas estão felizes, elas não se preocupam tanto em criticar, falar mal de outras pessoas, fazer “panelinhas” e conluios. Pessoas felizes estão mais focadas em seus objetivos pessoais e profissionais que, quando aliados aos objetivos da empresa, é criada uma relação muito positiva onde todos ganham.
O Clima Organizacional é algo que deve ser analisado com muito cuidado pelos gestores de uma empresa. O RH deve ser estratégico nesse momento, porque em determinadas situações, funcionários insatisfeitos, mesmo que em minoria, podem afetar muito negativamente outros colaboradores e impactar de uma forma muito ruim o clima organizacional.
Você sabia que a Retenção de Talentos esta ligada a satisfação dos colaboradores ?
É quase que uma relação de causa e consequência: se os talentos da sua empresa estiverem satisfeitos com relação ao trabalho, em todos os âmbitos como salário, ambiente de trabalho e funções sendo executadas, este talento vai querer continuar trabalhando na sua empresa e você vai conseguir reter talentos.
Caso queira saber mais sobre Retenção de talentos, sugerimos que leia o artigo Retenção de talentos: por que é melhor e mais barato aproveitar o que temos.
Como aumentar a satisfação dos colaboradores?
Antes de entrar nas maneiras para aumentar a satisfação dos colaboradores, é importante ressaltar que felicidade, motivação e satisfação são coisas que vêm de dentro. Enquanto gestor, você pode se esforçar para que seus colaboradores sejam satisfeitos e motivados com o trabalho, mas você não pode obrigar ninguém a ser feliz.
Ainda assim, a empresa pode ser grande influenciadora da satisfação dos seus colaboradores e existem algumas práticas que podem ser positivas para aumentar a satisfação dos colaboradores, como as abordadas a seguir.
Remuneração Justa
As remunerações dos colaboradores devem ser justas, nem a mais, nem a menos, porque isso pode causar um desequilíbrio dentro da sua empresa. Por mais que a satisfação não seja só por dinheiro, as pessoas têm que pagar suas contas e precisam dos seus salários para isso. As relações entre empresa e colaborador devem ser sempre uma relação ganha-ganha e a remuneração deve estar alinhada com esse ponto.
A comunicação a respeito da política de salários também deve ser clara, de modo com que nenhum colaborador sinta que está sendo injustiçado e “ganhando menos do que trabalha”, porque isso também causa desequilíbrio.
Benefícios
Algo que com certeza influencia na satisfação dos colaboradores são os benefícios que a empresa oferece. Portanto, pare para fazer as seguintes perguntas:
- A sua empresa oferece Planos de Saúde aos funcionários? A saúde das pessoas tem sido cada vez mais priorizada e colaboradores tendem a dar mais valor às empresas que oferecem esse benefício.
- A sua empresa oferece um Plano de Previdência Privada? Diante de todo esse cenário de crise na previdência brasileira, oferecer um Plano de Previdência para os colaboradores com participação da empresa pode ser visto como um bom diferencial, que tem a possibilidade de elevar a satisfação dos colaboradores.
Se quiser saber mais sobre benefícios, acesse os 5 Benefícios para uma empresa e reter colaboradores.
Reconhecimento
A maioria das pessoas gosta de ser reconhecida, por uma boa atitude ou um bom resultado. Com o colaborador não é diferente. Quando existe um reconhecimento praticado pela empresa, esse colaborador se sente parte, sente que agrega e isso pode provocar satisfação e motivação para realização do trabalho.
Feedback
É importante existir uma cultura de feedbacks recorrentes na empresa. Isso porque, nas reuniões de feedback e avaliação de desempenho, podem ser trabalhados alinhamentos de comportamento e pontos a serem desenvolvidos, e o gestor pode reconhecer o colaborador por um bom trabalho.
Infelizmente, em muitas ocasiões, os colaboradores não sabem os objetivos estratégicos das empresas em que trabalham e isso é algo negativo, porque faz com que os colaboradores não se sintam parte do negócio e passem a se enxergar apenas como mão de obra operacional.
Entender cada colaborador como único e agir pensando nisso
Talvez esse seja o ponto mais importante a ser trabalhado aqui no artigo. Um erro muito recorrente é querer trabalhar nas empresas a satisfação de todos os colaboradores da mesma forma. Isso é totalmente ineficiente porque as pessoas são diferentes e por isso têm necessidades e características diferentes. Não é viável querer influenciar na satisfação de uma assistente de RH e uma vendedora da mesma forma.
Como medir a satisfação dos colaboradores?
Medir o índice de satisfação dos colaboradores não é uma tarefa fácil, porque, muitas vezes, o colaborador não é honesto ao responder perguntas de satisfação. Mas, em certa medida, isso é normal, porque ele pode ter receio de perder o emprego ou ser mal visto pela gerência.
Mesmo assim, pesquisas de satisfação interna podem trazer boas ideias a respeito do que melhorar. Apenas ressaltamos que não necessariamente tudo que será respondido na pesquisa será verdade.
Diante disso, para medir a satisfação dos colaboradores, é interessante que exista uma relação de confiança entre a empresa e os funcionários, de modo que esses funcionários possam dizer abertamente o que pensam sem esse medo de perder o emprego.
Alguns indicadores de RH também podem ser importantes neste momento, como índice de turnover. Outra estratégia interessante pode ser conversar individualmente com cada colaborador e traçar pontos comuns ditos pela equipe e a partir disso, verificar possibilidades de melhoria.
Satisfação dos colaboradores, um desafio que você deve topar
Você não pode obrigar nenhum colaborador da sua empresa a estar satisfeito com o trabalho que está sendo realizado, mas existem algumas coisas que podem ser realizadas que vão influenciar diretamente neste ponto.
Ressaltamos, contudo, que para uma empresa ter sucesso e crescer de maneira satisfatória, é importante priorizar a satisfação dos colaboradores. Lembre-se que cada colaborador tem a sua maneira de estar satisfeito e os seus fatores para isso. Nunca tente tratar todos como a mesma pessoa.
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Aumentar a satisfação dos colaboradores não é uma tarefa feita da noite para o dia. Por isso, existem maneiras de cativar o funcionário de forma com que ele enxergue o valor que tem dentro da organização.
Nesse sentido, os planos de benefícios pode ser seu aliado!
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