Não é novidade para ninguém que a satisfação dos colaboradores influencia diretamente nos resultados de uma empresa. Isso deve ser visto de maneira estratégica pelo RH, que investindo nesse ponto, pode elevar a produtividade da empresa como um todo.
Por mais que as empresas já visualizam que é importante ter os colaboradores satisfeitos, muitas corporações ainda não dão a devida importância a esse aspecto e tratam esse ponto como custo e não como investimento.
Uma coisa muito importante e que deve ser lembrada diversas vezes é que o colaborador é o melhor recurso que uma empresa tem para alavancar o seu negócio, um gestor pode ter a melhor ideia de negócio e ficar parado ou perder qualidade na execução a depender da satisfação dos funcionários.
Nesse artigo, você descobrirá não só como aumentar a satisfação dos colaboradores, mas também a importância disso no seu negócio. Partindo desses pontos, vamos abordar aqui os seguintes tópicos:
Investir na satisfação dos colaboradores é essencial em qualquer empresa, porque a felicidade é um sentimento contagiante e que ajuda a vida a ter um sentido.
Se os funcionários estiverem felizes na sua empresa, muito provavelmente esses funcionários serão mais:
Tudo isso porque a felicidade muda nossa vida e, de uma maneira geral, esse é o objetivo de todos nós. Por mais que se fale sobre a separação entre vida pessoal e vida profissional, nós somos apenas uma pessoa e quando um lado não está bem, o outro lado também é afetado, não tem como ser diferente.
Além disso, vale a pena investir na satisfação dos colaboradores porque isso vai afetar os seguintes pontos:
A satisfação dos colaboradores afeta o Clima Organizacional de maneira que, se os colaboradores estiverem felizes e satisfeitos, será muito mais difícil você ter problemas comportamentais que afetam o trabalho na sua empresa.
Isso porque quando as pessoas estão felizes, elas não se preocupam tanto em criticar, falar mal de outras pessoas, fazer “panelinhas” e conluios. Pessoas felizes estão mais focadas em seus objetivos pessoais e profissionais que, quando aliados aos objetivos da empresa, é criada uma relação muito positiva onde todos ganham.
O Clima Organizacional é algo que deve ser analisado com muito cuidado pelos gestores de uma empresa. O RH deve ser estratégico nesse momento, porque em determinadas situações, funcionários insatisfeitos, mesmo que em minoria, podem afetar muito negativamente outros colaboradores e impactar de uma forma muito ruim o clima organizacional.
É quase que uma relação de causa e consequência: se os talentos da sua empresa estiverem satisfeitos com relação ao trabalho, em todos os âmbitos como salário, ambiente de trabalho e funções sendo executadas, este talento vai querer continuar trabalhando na sua empresa e você vai conseguir reter talentos.
Caso queira saber mais sobre Retenção de talentos, sugerimos que leia o artigo Retenção de talentos: por que é melhor e mais barato aproveitar o que temos.
Antes de entrar nas maneiras para aumentar a satisfação dos colaboradores, é importante ressaltar que felicidade, motivação e satisfação são coisas que vêm de dentro. Enquanto gestor, você pode se esforçar para que seus colaboradores sejam satisfeitos e motivados com o trabalho, mas você não pode obrigar ninguém a ser feliz.
Ainda assim, a empresa pode ser grande influenciadora da satisfação dos seus colaboradores e existem algumas práticas que podem ser positivas para aumentar a satisfação dos colaboradores, como as abordadas a seguir.
As remunerações dos colaboradores devem ser justas, nem a mais, nem a menos, porque isso pode causar um desequilíbrio dentro da sua empresa. Por mais que a satisfação não seja só por dinheiro, as pessoas têm que pagar suas contas e precisam dos seus salários para isso. As relações entre empresa e colaborador devem ser sempre uma relação ganha-ganha e a remuneração deve estar alinhada com esse ponto.
A comunicação a respeito da política de salários também deve ser clara, de modo com que nenhum colaborador sinta que está sendo injustiçado e “ganhando menos do que trabalha”, porque isso também causa desequilíbrio.
Algo que com certeza influencia na satisfação dos colaboradores são os benefícios que a empresa oferece. Portanto, pare para fazer as seguintes perguntas:
Se quiser saber mais sobre benefícios, acesse os 5 Benefícios para uma empresa e reter colaboradores.
A maioria das pessoas gosta de ser reconhecida, por uma boa atitude ou um bom resultado. Com o colaborador não é diferente. Quando existe um reconhecimento praticado pela empresa, esse colaborador se sente parte, sente que agrega e isso pode provocar satisfação e motivação para realização do trabalho.
É importante existir uma cultura de feedbacks recorrentes na empresa. Isso porque, nas reuniões de feedback e avaliação de desempenho, podem ser trabalhados alinhamentos de comportamento e pontos a serem desenvolvidos, e o gestor pode reconhecer o colaborador por um bom trabalho.
Infelizmente, em muitas ocasiões, os colaboradores não sabem os objetivos estratégicos das empresas em que trabalham e isso é algo negativo, porque faz com que os colaboradores não se sintam parte do negócio e passem a se enxergar apenas como mão de obra operacional.
Talvez esse seja o ponto mais importante a ser trabalhado aqui no artigo. Um erro muito recorrente é querer trabalhar nas empresas a satisfação de todos os colaboradores da mesma forma. Isso é totalmente ineficiente porque as pessoas são diferentes e por isso têm necessidades e características diferentes. Não é viável querer influenciar na satisfação de uma assistente de RH e uma vendedora da mesma forma.
Medir o índice de satisfação dos colaboradores não é uma tarefa fácil, porque, muitas vezes, o colaborador não é honesto ao responder perguntas de satisfação. Mas, em certa medida, isso é normal, porque ele pode ter receio de perder o emprego ou ser mal visto pela gerência.
Mesmo assim, pesquisas de satisfação interna podem trazer boas ideias a respeito do que melhorar. Apenas ressaltamos que não necessariamente tudo que será respondido na pesquisa será verdade.
Diante disso, para medir a satisfação dos colaboradores, é interessante que exista uma relação de confiança entre a empresa e os funcionários, de modo que esses funcionários possam dizer abertamente o que pensam sem esse medo de perder o emprego.
Alguns indicadores de RH também podem ser importantes neste momento, como índice de turnover. Outra estratégia interessante pode ser conversar individualmente com cada colaborador e traçar pontos comuns ditos pela equipe e a partir disso, verificar possibilidades de melhoria.
Você não pode obrigar nenhum colaborador da sua empresa a estar satisfeito com o trabalho que está sendo realizado, mas existem algumas coisas que podem ser realizadas que vão influenciar diretamente neste ponto.
Ressaltamos, contudo, que para uma empresa ter sucesso e crescer de maneira satisfatória, é importante priorizar a satisfação dos colaboradores. Lembre-se que cada colaborador tem a sua maneira de estar satisfeito e os seus fatores para isso. Nunca tente tratar todos como a mesma pessoa.
Aumentar a satisfação dos colaboradores não é uma tarefa feita da noite para o dia. Por isso, existem maneiras de cativar o funcionário de forma com que ele enxergue o valor que tem dentro da organização.
Nesse sentido, os planos de benefícios pode ser seu aliado!
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