No cenário de mercado atual, as empresas estão percebendo cada vez mais o quanto os colaboradores são importantes dentro de cada negócio. Com isso, as empresas estão tentando melhorar a satisfação dos seus trabalhadores e o plano de benefícios é um meio para isso.
Boas condições de trabalho deixam os colaboradores mais engajados e produtivos e com isso, uma empresa pode alcançar melhores resultados. O que a sua empresa faz para ser o melhor lugar para se trabalhar? Você já pensou que os melhores colaboradores buscam os melhores trabalhos?
É aí que entra o plano de benefícios de uma empresa, uma ferramenta que tem o objetivo de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e queiram permanecer em determinada organização.
Em um conceito mais amplo, o plano de benefícios é um conjunto de programas oferecidos pela empresa como complemento ao sistema de salário – a remuneração do trabalhador é composta por esse somatório. Um bom plano de vantagens, geralmente, atende tanto aos objetivos da companhia, sendo equilibrado e compatível com a realidade orçamentária da empresa, quanto aos objetivos de cada colaborador.
Bons resultados organizacionais são alcançados na medida em que a empresa assegura o atendimento das demandas básicas dos seus funcionários, o que auxilia na manutenção de baixos índices de rotatividade e ausências, boa qualidade de vida dos empregados, redução de estresse, entre outros pontos.
Tudo isso torna uma organização ainda mais competitiva no mercado de trabalho, com maiores possibilidades de angariar talentos e alcançar os melhores resultados, e ainda melhora a cultura organizacional.
Um plano de benefícios bem estruturado pode trazer inúmeras vantagens. No entanto, muitas empresas não o elaboram de maneira a atender às necessidades de seus funcionários. Exemplo: uma organização que tem 90% de jovens entre 18 e 25 anos em seu quadro de trabalhadores e tem como benefícios o auxílio creche e colônia de férias para os filhos destes, tem grandes chances de estar jogando dinheiro fora. Mas por qual motivo?
Entende-se que boa parte dos jovens nessa faixa etária ainda não possui filhos. Logo, um plano de benefícios mais adequado para estes colaboradores seria parcerias com clubes e academias, bolsas de estudo, programas de incentivo e recompensa.
Por outro lado, imagine a situação de um profissional que casou e se tornou pai de gêmeos recentemente. O valor que esse funcionário dará a um plano de saúde completo para toda a família certamente será para motivá-lo a aceitar a proposta de um emprego que tem esse benefício como diferencial.
Um bom plano de benefícios proporciona à empresa e aos funcionários a redução da rotatividade; melhoria da qualidade de vida (para funcionários e empresa); melhoria do clima organizacional; maior produtividade.
Além de cativar os funcionários que já estão na empresa, um programa de vantagens também atrai talentos que ainda estão no mercado. Dessa forma, é possível formar um corpo de colaboradores competente e qualificado.
Mais do que a quantidade, é a qualidade dos serviços oferecidos que irá determinar o sucesso do plano de benefícios. A empresa deve ofertar vantagens que, de fato, agreguem valor ao colaborador, como um bom plano de saúde ou odontológico. No entanto, se esses serviços prestados forem de má qualidade, isso vai manchar a imagem da companhia.
Em termos gerais, o plano de benefícios ideal é aquele que oferece serviços confiáveis que são capazes de contemplar também as famílias dos trabalhadores.
Antes de dar início à elaboração do plano de benefícios, é preciso definir o que a empresa deseja oferecer aos funcionários e qual é o orçamento que pode ser destinado a essa finalidade. Objetivos claros ajudarão a equipe de Recursos Humanos a trabalhar apenas com ideias realistas e sem extrapolar os limites financeiros.
Avaliar o perfil dos colaboradores é fundamental para implantar um bom programa de vantagens. Entender de que forma eles são motivados e o que os atrai ajuda nesse processo. Além disso, preferências e comportamento tendem a variar de acordo com a cultura organizacional e o nicho da empresa.
Exemplo: o quadro de colaboradores que compõe uma empresa que produz leite é completamente diferente de uma equipe de trabalho de uma indústria de ferramentas automotivas.
É tarefa do Recursos Humanos (RH) compreender os desejos dos colaboradores para montar um plano de benefícios que corresponda a determinado perfil de funcionários.
Sabe-se que existem alguns benefícios que são mais difíceis de serem ofertados, como horários flexíveis e esses benefícios devem ser pensados de acordo com cada negócio.
Já imaginou um escritório de advocacia com todo mundo de sandália havaiana? Não cabe né?! A menos que seja o escritório mais disruptivo do Brasil e tenha esse estilo. Atendimento pode ser visto como outra atividade que é mais difícil de ser ter horário flexível. Uma pessoa que é caixa de banco tem que trabalhar no horário comercial, não faz sentido a flexibilidade de horário nesse caso.
Depois de avaliados os perfis dos funcionários, chegou a hora de analisar as diferentes opções de vantagens que podem ser oferecidas: das mais caras às mais baratas. Um plano de saúde completo para toda a família pode sair mais caro, por exemplo, mas costuma atrair aqueles colaboradores que valorizam benefícios neste sentido. Já descontos em serviços prestados pela empresa podem ser atrativos para os mais jovens que ainda não possuem determinadas obrigações familiares.
Confira alguns exemplos para compor um bom programa de vantagens:
– Plano de saúde
– Plano odontológico
– Bolsa para graduação
– Bolsa para pós-graduação
– Cursos internos de capacitação e treinamento
– Vale refeição e vale alimentação
– Auxílio combustível
– Convênio com farmácias
– Descontos em academias
– Descontos para adquirir produtos e serviços da empresa
– Disponibilidade para trabalhar em Home Office
– No Dress-Code (colaborador pode trabalhar com a vestimenta que quiser)
Como citamos anteriormente, parcerias são bem vindas e podem ser uma mão na roda na hora de montar um plano de benefícios. Para isso, é preciso muita pesquisa: quanto mais opções forem avaliadas, maiores são as chances de encontrar opções de qualidade e a preços justos.
Uma boa opção é oferecer benefícios e vantagens que não irão necessariamente custar dinheiro para a empresa, tais como: horários flexíveis para funcionários que são pais ou dias para trabalhar home office; horas de descanso e terapias alternativas para combate de estresse, entre outros. Flexibilidade é fundamental!
Aplicativos e outras ferramentas tecnológicas podem ajudar na educação dos funcionários sobre as opções de benefícios a que eles têm direito e garantir que eles estejam engajados e aproveitando tudo o que é oferecido.
Estas ferramentas também auxiliam no andamento de inscrições e processos, mas é importante que a gestão desses ambientes digitais seja realizada de maneira pró ativa e profissional, evitando elaborar algo que não seja administrado com a devida atenção.
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