A Rede Credenciada é um componente muito importante nos planos de saúde e influencia diretamente no preço do serviço. Isso porque é uma das maneiras de como o cliente se relaciona com o plano.
Então, se você vai em um hospital e tem um bom serviço, uma boa qualidade de atendimento, você terá uma boa experiência. Consequentemente, também terá uma boa experiência com o seu Plano de Saúde.
Por isso, é importante saber o que é Rede Credenciada, o que é Rede Própria, como elas se relacionam com o seu plano de saúde e o preço. Se vale mais a pena ter um plano com Rede de Credenciados ou Rede Própria.
Confira tudo isso aqui nesse artigo!
A Rede Credenciada é o conjunto de hospitais, clínicas e laboratórios que um cliente de um Plano de Saúde tem acesso. Representa todos os locais e profissionais disponíveis a atender por um plano de saúde.
Por exemplo: eu preciso de um médico oftalmologista para realizar uma consulta. Devo verificar com o meu Plano de Saúde quais são as possibilidades de profissionais desta área que podem me atender. E escolher aquele que melhor me atende.
Quando uma operadora de plano de saúde possui um conjunto de hospitais e clínicas próprios, considera-se que existe uma Rede Própria de atendimento.
Talvez o melhor exemplo a ser citado para que você entenda o que é uma Rede Própria é o caso da Hapvida. Onde todos os serviços disponibilizados pelo Plano de Saúde da Hapvida, são da própria empresa.
Por exemplo: Quem tem um Plano de Saúde Individual da Hapvida, tem acesso a um hospital próprio da operadora em Salvador que é o Teresa de Lisieux.
Na rede própria, existem coisas boas e ruins, tudo depende da sua situação, do seu perfil. Os planos de saúde com rede própria costumam ser mais baratos. Isso porque nesses casos, as redes credenciadas costumam ser menores, diminuindo as possibilidades de atendimento para os consumidores.
Então, se por um lado, o plano é mais barato, por outro lado, a rede credenciada geralmente é mais frágil. Se você está buscando um plano para a família, às vezes, vale investir em um produto mais sofisticado
A Agência Nacional de Saúde, órgão responsável pelo setor de planos de saúde, indica uma série de regras com relação à rede credenciada, para que os consumidores não sejam prejudicados. Como:
Assista ao vídeo sobre redes credenciadas
A rede credenciada afeta diretamente os preços dos planos de saúde. Isso porque é o que define o conjunto de hospitais que você terá acesso.
Sendo bem prático, quanto maior for a qualidade da rede, maior será o preço do plano.
Claro que isso não é uma obrigatoriedade, mas é uma constante. Evidentemente que as operadoras tentam trabalhar para agregar uma boa rede com o menor preço para conquistar mais clientes.
Confira Valores de Planos de Saúde clicando aqui!
De acordo com a abrangência geográfica do seu plano de saúde, é obrigatório que a operadora entregue no produto rede em toda a área de cobertura.
Por exemplo: se você adquirir um Plano de Saúde Unimed, com abrangência nacional, esta operadora deve oferecer opções de atendimento médico-hospitalar dentro do território nacional. Obedecendo as leis da ANS.
A acomodação em enfermaria ou apartamento tem relação direta com a rede credenciada. Pois, as operadoras tem por obrigação oferecer atendimento em toda a rede. Seja em enfermaria ou apartamento.
Vamos a um exemplo: se você tem um plano de saúde com acomodação em enfermaria e vai a um hospital que está com todos os leitos de enfermaria lotados. Você deve, por lei, ser hospedado em um apartamento.
As carências, que são o período entre a aquisição de um plano de saúde e a disponibilidade de total cobertura, são as mesmas em toda a rede credenciada.
Portanto, se você está grávida e adquiriu um plano pensando no período de gestação, a carência de 10 meses para parto será a mesma em todos os hospitais da rede.
No plano ambulatorial, que só oferece cobertura para procedimentos como consultas, procedimentos simples e exames, pode ser que existam hospitais na rede. Mas vale ressaltar que a cobertura nos hospitais será apenas para procedimentos ambulatoriais, excluindo-se internação, UTI e cirurgias.
Os Planos de Saúde Ambulatoriais oferecem cobertura para a maior parte das necessidades que temos. Entretanto em casos mais graves, a parte hospitalar se faz importante. Logo, geralmente é indicado ter um plano de saúde completo, hospitalar e ambulatorial.
Nos planos de saúde hospitalares, as redes credenciadas são menores, já que as coberturas são mais restritas. Vale ressaltar que os hospitais pertencentes à rede apenas oferecem cobertura para a parte hospitalar, como urgência e emergência.
Exatamente o contrário da cobertura em hospitais dos planos ambulatoriais.
Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre redes credenciadas em planos de saúde.
Caso queira ter acesso às Tabelas de Preços de Planos de Saúde, clique aqui.
Caso tenha alguma dúvida sobre Plano de Saúde, fale com um especialista via whatsapp!
Conheça o novo Plano de Saúde da Sulamérica, que tem o Melhor Custo x Benefício…
Devido ao número de óbitos causados pelo novo Coronavírus, as seguradoras passaram a ofertar Seguro…
Se você é um empresário e busca está conformidade com todas as leis para o…
Quem é médico sabe a importância da proteção e do cuidado para termos bem-estar e…
A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, com mais de oito milhões de clientes espalhados…
Sabemos da importância que é pensar no amanhã. Sendo assim, buscamos formas de proteção e…